O que é ser pai e mãe?

Perguntado por: aevangelista . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

O que é ser pai ou ser mãe? No universo sociológico ser pai e/ou mãe são status, ou seja, posições que você ocupa como membro de um dado grupo social, neste caso, o grupo social família.

Em geral, enquanto as mães representam a proteção e acolhimento, os pais representam a força e a repressão. Não à toa, é comum se sentir mais à vontade em desabafar com as mães e entender que a palavra final diante de um pedido vem do pai.

Ser pai é ser tempo, ser juízo, ser preciso e alento, a sempre aprender e ensinar. Ser pai não é ser semente, nem sempre nessa vida, fica aqui com a gente, mas ser “PAI” é sempre ser a boa lembrança, e deixar na memória do que fica, a sua melhor herança. Feliz dia dos pais. PAI é amor incondicional e carinho.

O quinto mandamento, transmitido por meio do Profeta Moisés, foi: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12.)

São missões de vida que transformam a rotina de um casal e sua forma de ver o mundo. Para ser um verdadeiro pai, não basta atribuir o nome à certidão de nascimento e prover à família. É preciso estar fisicamente presente, contribuir ativamente para a educação da criança e amar incondicionalmente o filho.

Ser mãe é um dom divino. É sentir um amor incondicional e sem limites, que nos ensina a amar, perdoar, compreender, ter tolerância e não pedir ou desejar nada em troca. É ser guerreira e nunca se sentir sozinha, porque você passa a viver pensando por dois e em função do outro.

Os pais são os tutores dos filhos de Deus e devem ensiná-los, educá-los e cuidar deles. Os pais são responsáveis perante o Senhor pelo modo como educam e orientam seus filhos, pois “Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.

O pai tem papel tão importante quanto o da mãe na vida de um filho. Cabe a ele mostrar ao bebê que existem outras pessoas no mundo além da mãe, ser uma boa referência para a criança, ou seja, alguém em quem ela possa se espelhar.

Os pais são a primeira referência comportamental da criança, portanto é comum que copiem deles não só o falar e andar, como também atitudes e hábitos de vida. Isso pode nos deixar apavorados, ou mesmo robóticos tentando controlar esse exemplo ou aquele outro, mas a ideia não é essa.

O papel dos pais na educação dos filhos é fundamental para a formação de valores. Afinal, a família é responsável por iniciar o processo de desenvolvimento da criança — físico e intelectual. Os pais também são os principais agentes para que os filhos se tornem pessoas íntegras.

Ser pai é sentir o próprio coração batendo fora do peito, é não poder morrer, é não querer morrer, é ter um motivo a mais para levantar a cada dia e, por fim, ser pai é ter certeza de que fiz minha parte para melhorar o mundo”. “Ser pai é um privilégio que somente homens dispostos a amar alguém mais do que a si têm”.

O amor de pai é um amor que pode e tem que ser aperfeiçoado. É amor que nasce espontâneo, consistente e condensado, mas que espera, sempre, o conhecimento necessário para torná-lo perfeito.

Esta palavra, além da sua significação geral, toma-se também na Escritura no sentido de avô, bisavô, ou fundador de uma família, embora remota. Por isso os judeus no tempo de Jesus Cristo chamavam pais a Abraão, isaque e Jacó.

Por que os filhos precisam honrar os pais?

  • 1- Suas orações serão ouvidas. "Quem honra o pai intercede pelos pecados, evita cair neles e é ouvido em sua oração diária" (Eclesiástico 3, 3).
  • 2- Seus filhos te trarão alegria. ...
  • 3- Sua vida será longa. ...
  • 4- Será abençoado por Deus. ...
  • 5- Terá justiça no lugar dos pecados.

"Respeite cada um de vocês a sua mãe e o seu pai e guarde os meus sábados. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês. Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe" - este é o primeiro mandamento com promessa - "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra".

O pai do justo exultará de júbilo; quem tem filho sábio nele se alegra. “Honra teu pai e tua mãe, para que tenhas longa vida na terra que o Senhor teu Deus te dá.” “Caindo em si, ele disse: 'Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!

Amor de Mãe é aquele amor cheio de carinho e aconchego, proteção e cuidado, presença e amizade, referência e inspiração. Amor de mãe é admiração por tudo que você é e faz, é o amor mais puro e incondicional que existe, é sentir carinho em cada atitude e em cada momento.

A "mãe", é mais que uma nutridora da natureza, ela é a guardiã, apontada pelos céus para seus filhos. Sua influência sobre a vida deles não tem limites. No livro de Timóteo, o Apóstolo Paulo afirma que, a mulher é salva pela "teknogonia".

Significa dar afeto, estimar, proteger, cuidar e esta função maternal não se esgota na relação com os filhos biológicos mas pode ser exercida em relação a todas as pessoas com quem assumimos este papel cuidador e afetivo.

Pais e Filhos na Bíblia. Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe" - este é o primeiro mandamento com promessa - "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra". Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.

O primeiro é “instruir os filhos no conhecimento de sua Palavra”, como está escrito: “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles” (Provérbios 22.6 – Nova Versão Internacional).