O que é ser padrinho de batismo?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

A função dos padrinhos de Batismo é “colaborar com os pais em sua missão”[1] de ajudar o batizando a “crescer na fé, observando os mandamentos e vivendo na comunidade dos seguidores de Jesus”[2].

Significado de Padrinho
Aquele que, numa cerimônia religiosa de batizado ou de crisma, apresenta alguém, normalmente uma criança, garantindo seu sustento na falta dos pais. Paraninfo ou patrono; quem foi escolhido para proteger alguém.

Ajudar na formação religiosa do afilhado: Ajudar a criança a viver o amor a Deus, contribuindo com os pais no ensinamento das orações e no acompanhamento da participação ativa nos sacramentos da Igreja. Os padrinhos devem ter a consciência de que devem ser luz e fermento na vida cristã do afilhado.

Sejam eles laços de sangue, sejam eles laços de coração. Padrinhos são pessoas que os pais escolheram para ajudá-los na difícil tarefa que é educar filhos. Com padrinho a criança pode – e deve – ter relação de parceria, amizade, amor, cumplicidade. As crianças que têm padrinhos têm tudo, o pacote completo!

Quando falamos em “DINDO”e “DINDA” estamos especificando a pessoa que estará junto “com o pai” e “com a mãe” na criação, educação e desenvolvimento daquela criança. Não se escolhe para padrinho aquele que irá dar muitos presentes, que tem mais posses ou que proporcionará situações que os pais desaprovariam.

Significado de Afilhado
substantivo masculino Quem tem um padrinho ou madrinha: ele é meu sobrinho e afilhado. Aquele que, através de um batizado, formatura ou casamento, passou a possuir um padrinho ou uma madrinha. [Figurado] Aquele que está sob a proteção de alguém; quem se adotou como filho.

Tomamos sobre nós o nome de Jesus Cristo e nos tornamos membros de Sua Igreja. A partir de então, ao tomarmos o sacramento todas as semanas, prometemos lembrar-nos de Jesus e guardar Seus mandamentos.

O batismo é um mandamento
O batismo é realizado “para remissão dos pecados” para aqueles que se arrependem (ver Marcos 1:4). Embora Jesus tenha vivido uma vida perfeita e sem pecados, Ele também foi batizado para “cumprir toda a justiça” (Mateus 3:15).

Além de ser uma demonstração de carinho e amizade, mostra o quanto os pais da criança confiam em você – a ponto de firmar com você o compromisso de auxiliá-los na transmissão dos valores mais importantes para o seu filho. Os padrinhos podem – e devem – orar por seus afilhados, pedindo ajuda para cumprir sua missão.

Os padrinhos devem ser católicos, terem no mínimo 16 anos e que tenham recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia. Os casais que vivem juntos sem o sacramento do matrimônio não podem ser padrinhos nem juntos, nem com outras pessoas.

compadre | n. m. | adj. | n. m. pl. Diz-se tanto do padrinho em relação aos pais do afilhado como do pai deste em relação aos seus padrinhos. ... padrinho | n. m. | n. m. pl.

Apadrinhar é um testemunho de amor ao próximo. Jesus resume os mandamentos em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo (Mc. 12.31; Mt. 22.39).

“No momento do batizado, a madrinha segura a criança e o padrinho fica ao lado. E, após o ritual, o padrinho entrega simbolicamente uma vela acesa à criança, dizendo: 'Recebe a luz de Cristo'. Essa vela grande é o Círio Pascal, que simboliza Cristo, a luz do mundo.”

Quantos padrinhos podemos convidar? Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha – casados entre si ou não. No entanto, também se admite apenas um padrinho ou apenas uma madrinha (cân.

Ser padrinho é ter um coração gigante e é amar profundamente seus afilhados. É ter a chance de educar e inspirar; ser padrinho é amar seus afilhados como se amasse seus filhos. Um dia, Deus decidiu me dar um presente maravilhoso e foi assim que eu virei padrinho!

Casal e/ou grupo de pessoas que testemunha uma cerimonia religiosa de casamento ou batizado ou formatura; devem ser considerados como pais e/ou orientadores espirituais do se afilhado( a ).

  • Padrinhos de Batismo. De acordo com o Código de Direito Canônico, o padrinho de batismo tem a função de acompanhar o afilhado, geralmente criança, em sua formação cristã. ...
  • Padrinhos de Crisma. O padrinho ou madrinha de Crisma deve saber exatamente o conceito de fé e vivê-la intensamente. ...
  • Padrinhos de Casamento.

Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha – casados entre si ou não. No entanto, também se admite apenas um padrinho ou apenas uma madrinha (cân. 873).

De acordo com a etimologia a palavra madrinha tem as suas raízes na palavra mater, que significa mãe em latim. Por esse motivo, muitas vezes a madrinha é considerada uma segunda mãe. Uma dinda é a mulher que é escolhida para apresentar ou ser testemunha no batizado de um bebê.

Quantos padrinhos de casamento você pode ter:
Vamos falar sobre o número ideal de padrinhos para o seu casamento. A etiqueta de um casamento tradicional sugere que sejam 5 casais para cada lado, no entanto, não existe um limite para o seu casamento, afinal quem faz as regras dele é você.

Diminutivo de madrinha. Forma carinhosa dos afilhados se referirem às madrinhas.