O que é ser mutuamente excludente?

Perguntado por: lbernardes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Diz-se que dois eventos são mutuamente excludentes (ou mutuamente exclusivos) quando não podem ocorrer simultaneamente.

Eventos mutuamente exclusivos são coisas que não podem acontecer ao mesmo tempo. Por exemplo, não se pode correr para a frente e ao contrário em simultâneo. As acções “correr para a frente” e “correr em marcha-atrás” são mutuamente exclusivas. Atirar uma moeda ao ar também pode dar-lhe este tipo de evento.

Em probabilidade, dizemos que dois eventos são independentes quando o fato de saber que um evento ocorreu não altera a probabilidade do outro evento. Por exemplo, a probabilidade de uma moeda justa mostrar "cara" depois de ser lançada é de 1 / 2 1/2 1/2 .

Entretanto, eventos mutuamente exclusivos – se ocorre um, o outro não pode ocorrer – não são independentes. uma dada condição. ter ocorrido por P(AIB), que se lê: “probabilidade de A dado B”.

Os eventos dependentes são aqueles em que a ocorrência de um evento interfere na ocorrência de outro.

No lançamento de dois dados a probabilidade de obtermos soma das faces voltadas para cima igual a 6 será de aproximadamente 13,9%. Temos que o espaço amostral do dado corresponde a 6 eventos e que o espaço amostral da moeda equivale a 2 eventos. Envolvendo o dado e a moeda temos um espaço amostral de 12 eventos.

1° A probabilidade tem valor máximo de 1 (100%). 2° A soma das probabilidades de cada elemento do espaço amostral é igual a 1 (100%). 3° A probabilidade de ocorrência de um evento X, somada com a probabilidade de não ocorrência deste mesmo evento é igual a 1 (100%).

O que é a Probabilidade Subjetiva? A probabilidade subjetiva é a medida da crença de uma pessoa individual de que um evento ocorrerá. Com essa visão de probabilidade, é perfeitamente sensato falar intuitivamente sobre a probabilidade do IBOVESPA subir amanhã.

Os 6 principais tipos de eventos

  • Eventos sociais. Os eventos sociais têm como objetivo a comemoração de algum momento marcante. ...
  • Eventos corporativos. ...
  • Eventos religiosos. ...
  • Eventos acadêmicos e educacionais. ...
  • Eventos culturais e de entretenimento. ...
  • Eventos esportivos.

Alguns dos exemplos mais representativos dos eventos sociais são os casamentos, os batizados, os aniversários e as reuniões com amigos e/ou familiares.

Dois eventos são eventos mutuamente exclusivos se eles não podem ocorrer ao mesmo tempo. Um exemplo disso é o lançamento de uma moeda, o qual pode resultar em cara ou coroa, mas não ambos.

Se os eventos e são mutuamente exclusivos, logo , portanto: Ou seja, a probabilidade da união de eventos mutuamente exclusivos é a soma das probabilidades de cada evento! Além disso, quando dois eventos não tiverem interseção a probabilidade condicional também irá mudar.

Um evento complementar, também chamado de evento contador, é formado pelo inverso dos resultados de outro evento. Ou seja, dado um evento A, o evento complementar de A será um evento composto de tudo o que não é A. O evento complementar pode ser um evento simples ou composto.

Solução: perceba que a ocorrência de um evento não influencia a probabilidade de outro ocorrer, portanto são dois eventos independentes.

O conceito de “mutuamente exclusivo” envolve se ou não dois eventos podem ocorrer simultaneamente. Por outro lado, o conceito de independência envolve se ou não a ocorrência de um evento afeta a probabilidade de ocorrência do outro. Exemplo 3: Sejam A e B eventos tais que P(A) = 0,2, P(B) = P, P(AB) = 0,6.

Probabilidade condicional ou probabilidade condicionada é um conceito da matemática que envolve dois eventos (A e B) de um mesmo espaço amostral (S) finito e não vazio. A probabilidade condicional considera que, ocorrido um evento, este influencia a ocorrência do outro, ou seja, são eventos dependentes.

4. O evento é incomum? O evento é causado por um agente desconhecido, ou a fonte, veículo ou via de transmissão é incomum ou desconhecido. A evolução dos casos é mais severa do que o esperado (incluindo morbidade ou mortalidade) ou os sintomas apresentados são incomuns.

Quando o evento é igual ao espaço amostral, ele é chamado de evento certo e sua probabilidade de ocorrência é de 100%. Quando um evento é igual ao conjunto vazio, ele é chamado de evento impossível e possui 0% de chances de ocorrência.