O que é ser monocular?

Perguntado por: egois . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 16 votos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a visão monocular é caracterizada quando a pessoa tem visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos, enquanto no outro mantém visão normal.

Ter visão monocular, como o próprio termo expressa, é ser cego de um olho, ou ter menos que 20% da capacidade de enxergar em um dos olhos. Essa restrição é considerada uma deficiência no país desde o ano passado, e pode tornar os afazeres mais difíceis por conta da diminuição do campo de visão.

A visão monocular dá ao segurado da Previdência Social com deficiência o direito adiantar a aposentadoria por idade (60 anos para homem e 55 anos para mulher, em vez de 65 e 60 anos, respectivamente).

No caso da visão monocular, se você sofreu um acidente que ocasionou a perda da visão de um olho, pode ser que você tenha direito ao Auxílio-Acidente. Daí, o perito do INSS deve constatar que você perdeu a sua capacidade para o trabalho de forma permanente.

Se você é ou conhece alguma pessoa que tenha a visão monocular, poderá orientar ou solicitar a aposentadoria de pessoa com deficiência. Como já mencionado, trata-se de um benefício em que o INSS tem o direito de conceder aos seus segurados.

Acuidade visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º (tabela de Snellen), ou ocorrência simultânea de ambas as situações. A cegueira classifica-se dependendo de onde se tenha produzido o dano que impede a visão.

Ultrassonografia Diagnóstica (Monocular) é um exame de imagem que permite avaliar os olhos e as estruturas ao redor. As imagens são obtidas em tempo real por ondas ultrassônicas de alta frequência. O exame é indolor e rápido.

Assim, o deficiente visual além de perder o campo visual também encontra dificuldades em definir profundidade. Dessa forma, dirigir, atravessar ruas, praticar esportes, além de outras atividades, ficam prejudicadas com a visão monocular. A legislação, por exemplo, proíbe que sejam motoristas profissionais.

Dentro disso, existe um termo usado para expressar quando a acuidade visual é normal. O termo é visão 20/20. A visão é considerada normal no que diz respeito à clareza e nitidez quando, a uma distância de 6 metros, a pessoa consegue enxergar bem.

Visão 20/20 é um termo usado para classificar a acuidade visual considerada normal. O número 20 refere-se à medida de 20 pés. Ou seja, quem tem visão 20/20 consegue enxergar claramente a essa distância.

A Lei 14.126/2021 assegura à pessoa com deficiência sensorial do tipo visual monocular, os mesmos direitos da pessoa com deficiência. A visão monocular, (CID H54-4), é caracterizada pela capacidade de uma pessoa de conseguir enxergar com apenas um olho.

Sim. A partir de agora, as pessoas com visão monocular poderão solicitar o BPC (Benefício de Prestação Continuada), o equivalente a um salário-mínimo (R$ 1.212). O valor é pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda.

Turma nega isenção de IPVA a contribuinte com visão monocular por ausência de previsão legal — Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Quem tem direito de receber esse benefício? Como comentamos, há dois grupos de pessoas que têm direito de receber o LOAS: idosos e pessoas com deficiência.

Por exemplo, se uma pessoa tiver uma cegueira parcial — como uma baixa visão —, ela será submetida ao teste IFBrA para conhecer seu grau de deficiência. Caso sua pontuação seja acima de 7.584, ela não será considerada deficiente pelo INSS e não terá direito à aposentadoria por incapacidade.

Segundo ele, a Lei local que regula o IPVA (Lei nº 4.071/2007), apesar de em seu artigo 5º não incluir a visão monocular no rol das anomalias classificadas como deficiência visual, assegura a isenção do pagamento de IPVA ao veículo automotivo de propriedade da pessoa com deficiência (art. 162).

2: Visão subnormal de ambos os olhos. H54. 3: Perda não qualificada da visão em ambos os olhos.

O grau de presbiopia varia de 0 a 3graus. Conforme a nossa idade ele vai aumentando progressivamente e, de uma forma geral, entre os 60 e 70 anos atingimos o grau máximo de presbiopia.