O que é ser moderno?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Resumo: Para a Filosofia moderna ser moderno é, essencialmente, voltar-se ao humanismo que foi iniciado no Renascentismo e, enfatizou a incondicional valoração da razão à luz do ceticismo e pela descoberta de que o ser humano independe de instâncias metafísicas, tal como Deus, para descobrir seu intelecto.

O sujeito moderno é o protagonista da nova sociedade, das novas invenções e das transformações, sendo responsável pela coisificação humana e pelas sequelas resultantes da tecnologia em avanço, tornando o processo cultural desumanizador, individualista, egocentrista e condicionados a reproduzirem a essência da indústria ...

Significado de Moderno
adjetivo Que pertence ao tempo presente ou a uma época relativamente recente; hodierno, atual. Que tem pouco tempo, por oposição ao que é velho novo, recente: comprei um carro moderno. Que está à frente de seu tempo: minha avó é super moderna.

O conceito de modernidade surgiu a partir de fenômenos ocorridos nos século XVIII, como Iluminismo, Revolução Industrial e Revolução Francesa. A partir desse momento, a racionalidade tornou-se a principal forma de conceber o mundo.

A máxima da sociedade moderna é promover o consumo, isso afeta a formação psicossocial dos sujeitos, gerando novas modalidades de sensibilidades, novas necessidades, novos desejos, novas formas de sentir e perceber o mundo no qual vivem.

Suas principais características incluíam nacionalismo, liberdade de forma e tema e crítica social. Foi contra o parnasianismo e a colocação de regras na arte. Criticou o eruditismo de escolas anteriores.

O estilo moderno (ou modernista) refere-se a uma tendência única na arte e na arquitetura que se desenvolveu na primeira metade do século XX. E, ao contrário do que muitos pensam, o estilo moderno não precisa ser composto apenas por objetos e móveis com design futurista.

O objetivo do movimento modernista era romper com o tradicionalismo e se livrar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento. O Modernismo no Brasil apareceu como um movimento que prezava pela independência e valorização da cultura cotidiana brasileira.

Trata-se de processos que assinalam a passagem do orgânico ao inorgânico, da obra ao texto e da ação à inoperância, tendo como eixo o trabalho da imaginação e seus dispositivos, que é, por definição, singular–plural e se dirige, portanto, a omnes et singulatim.

O que é modernidade? Do ponto de vista filosófico, “modernidade” à consolidação de uma sociedade que não se vale mais da Religião como sistema de organização social. O conhecimento científico e a racionalidade renascentistas vai de forma crescente abalando a sociedade tradicional. O século XVIII é decisivo.

A Modernidade tinha como propósito contrapor-se ao mundo medieval. O termo "modernidade" foi usado com uma significação abrangente para caracterizar todas as mudanças intelectuais, sociais, políticas, culturais e religiosas das novas direções do mundo (VERGER, 1990).

Que é do tempo atual: 1 contemporânea, recente, jovem, corrente, presente, verde, atual, vigente, fresca, hodierna, nupérrima, desenvolvida, avançada, florescente, progressista, rica, próspera, antecipada, adiantada, civilizada. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

Apesar de muitas pessoas utilizarem o adjetivo “moderno” para definir algo que na verdade é contemporâneo, os dois termos se referem a períodos bem diferentes. Enquanto o moderno especifica o movimento modernista, que ocorreu na primeira metade do século XX, o contemporâneo retrata o momento atual.

Essas mudanças estariam transformando o mundo contemporâneo para um novo e perturbador universo de experiências (SZTOMPKA, 1998) e novas conceituações são apresentadas: “alta modernidade”, “pós-modernidade”, “modernidade líquida”, “hipermodernidade” que definiriam uma descontinuidade nas características da modernidade ...

A sociedade moderna também se caracteriza como um mecanismo de troca e produção, um sistema de funções sociais hierarquizadas em razão de sua importância no conjunto do mecanismo social. As funções sociais são conectadas de modo desigual tanto aos benefícios do trabalho (retorno financeiro, tempo livre, etc.)

A Modernidade é uma ideia amplamente utilizada nas humanidades e que pode explicar diferentes aspectos: pode dizer respeito ao tempo histórico, sendo o período que sucede a Idade Média; pode designar uma vanguarda artística, o modernismo ou pode expressar uma transformação na sociedade, também entendida como a ...

Há quem entenda o Renascimento, o Humanismo, a Reforma Protestante, as Grandes Navegações, portanto o século XVI, como o início da Modernidade. Há também quem trabalhe com a ideia de que a Modernidade começou no século XVIII, com o Iluminismo e a Revolução Francesa.

A modernidade nos trouxe agilidade, rapidez na resolução de problemas relacionados à mobilidade e facilidade de comunicação. Mas as relações pessoais também passaram por algumas modificações que são nítidas e que, de certa forma, já se consolidaram na sociedade atual e cujos efeitos já podemos sentir entre nós.

Em síntese, o projeto da modernidade visou um processo de desenvolvimento de suas três esferas principais e independentes: ciência, moral e arte, fundamentadas pela razão, sem a intervenção da esfera política, estado e da economia, que é designada pelo modo de produção ou sistema capitalista.

Primeira fase modernista (1922-1930) - a fase heroica ou de destruição. Segunda fase modernista (1930-1945) - a fase de consolidação ou geração de 30. Terceira fase modernista (1945-1960) - a geração de 45.