O que é ser misofonia?

Perguntado por: rperalta . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Misofonia é uma condição que resulta em reação forte a determinados sons e ruídos. O nome e definição de misofonia são derivados do latim, miso (aversão,ódio) e fonia (som), o que significa dizer que é uma reação forte a determinados sons.

Principais sintomas da misofonia
Reagir de forma exagerada a barulho simples; Pedir de forma mais intensa ou ofensiva para que o barulho pare.

Misofônicos costumam ter aversão a barulhos de mascar chiclete, digitação em teclado e rodar gelo no copo. Síndrome também é conhecida como 4S – Síndrome da Sensibilidade Seletiva a Sons.

Sintomas misofônicos e hiper-responsividade sensorial também têm sido relatados em crianças portadoras de TOC e em vários outros transtornos neurodesenvolvimentais, como transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), transtornos do espectro autista e síndrome do X frágil 8. Cavanna AE, Seri S.

Sofrer com o som pode, sim, ser um problema de saúde. Um deles é a chamada hiperacusia. É quando uma pessoa é mais sensível à intensidade dos sons, podendo se incomodar mais com barulhos que muitas pessoas considerariam baixos.

Sentir incômodo com ruídos excessivamente altos é natural. Contudo ter intolerância a barulhos comuns do dia a dia não é. Essa sensibilidade ao som é conhecida com hiperacusia e causa transtornos na vida de quem sofre com a condição.

De acordo com dados da Universdidade de São Paulo (USP), estima-se que cerca de 150 mil pessoas recebem o diagnóstico de misofonia a cada ano no Brasil.

Você sabia que existe ligação entre sensibilidade auditiva e a ansiedade? E é muito mais comum do que imaginamos. Essa hipersensibilidade auditiva caracteriza-se pelo incômodo anormal com diversos sons do ambiente, como buzinas, latidos de cachorro e o tiquetaquear de um relógio, por exemplo.

Misofonia, a síndrome da audição supersensível que leva pessoas ao desespero ao ouvirem simples ruídos cotidianos. Margot Noel tem uma síndrome chamada misofonia, que literalmente significa "ódio ao som".

Terapia de exposição: essa terapia envolve a exposição gradual aos sons irritantes, ajudando a pessoa a se acostumar com eles e a reduzir sua resposta emocional. Terapia sonora: essa terapia envolve a audição de sons agradáveis, como música, para ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse associados à misofonia.

Ainda não existe um tratamento específico para a misofonia. Entretanto, existem algumas práticas que podem podem ajudar a tolerar os sons com mais facilidade. Evitando alterações bruscas nas atividades diárias. A terapia cognitivo-comportamental tem apresentado grandes benefícios para esses pacientes.

Diferença entre os três
Todos são provocados por ruídos, mas apresentam características distintas entre elas. A misofonia, por exemplo, é a reação forte a sons específicos. Por outro lado, a hiperacusia provoca a sensibilidade a alguns tipos de ruídos.

Pessoas que se irritam facilmente têm o que os psicólogos chamam de baixa tolerância à frustração, o que significa que elas sentem que não merecem se frustrar ou se aborrecer. Esses indivíduos ficam enfurecidos se a situação parece de alguma forma injusta: por exemplo, quando são corrigidas por um pequeno erro.

Entre os adultos com TDAH, é mais frequente a agressão verbal que a física. Casos de agressividade também são menos frequentes nesse grupo, porque eles tendem a ser menos impulsivos que as crianças. Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade geralmente ocorre em conjunto com outros distúrbios.

Quem convive com indivíduos com TDAH às vezes não consegue compreender a intensidade de suas reações e pode se irritar com seu comportamento indeciso. O afastamento de pessoas próximas acaba contribuindo para a sensação de inadequação e baixa autoestima desses indivíduos.

A associação entre distúrbio de processamento auditivo (DPA) e TDAH é relativamente comum. Muitos pacientes com uma destas condições também apresenta a outra.