O que é ser madrinha de fogueira?

Perguntado por: mespinosa . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Ao pé da fogueira, pessoas sem parentesco consanguíneo tornam-se comadres, afilhadas, primas e até “segredos” uma da outra. Aos 73 anos, a aposentada Maria José Vasconcelos Feitosa, mais conhecida como Dona Mazé, comenta que essa simpatia é uma clara demonstração de afeto e amor.

Todos os anos, nas noites do dia 24 de junho as fogueiras são acesas, relembrando esse momento através de danças e festejos. Com o passar do tempo à fogueira foi adotada não somente, em homenagem à São João, mas para representar o culto aos outros Santos lembrados no mês de junho.

Além do compadrio, há também os afilhados de fogueira. O ritual é o mesmo. No calor da fogueira, de mãos dadas, padrinho e afilhados repetem, por três vezes, a frase: “São João disse/ São Pedro confirmou/ Eu sou seu padrinho/ Que São João mandou”.

Com um pedaço de madeira que restou da fogueira de São João ou de São Pedro vi muita gente se tornar padrinho ou afilhado de alguém. Era um ritual simples e rápido. Pegava-se o tição, colocava-se no chão ali mesmo perto das cinzas da fogueira ou das chamas dela ainda acesa.

Para os católicos, a fogueira é símbolo de um acordo entre as primas Maria e Isabel. Numa tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora (Maria) e aproveitou para contar-lhe que, em breve, iria nascer seu filho. Ele se chamaria João Batista.

Além dos padrinhos de Apresentação, de Vela e de Batismo, há ainda três outros tipos a serem aqui mencionados. São eles os Padrinhos Santos, os Padrinhos de Crisma e os Padrinhos de Fogueira.

5 tipos de madrinha, qual é você?

  • 1- Veterana: Sempre existe aquela pessoa que já foi madrinha de vários casamentos. ...
  • 2- Melhor amiga: A melhor amiga de anos da noiva, sempre estará no altar. ...
  • 3- Casal distante: ...
  • 4- Pouca grana: ...
  • 5- Vida agitada:

A Madrinha de Batismo é aquela responsável por levar a criança até a pia batismal e guiá-la na sua vida pessoal e religiosa. Já a Madrinha de Consagração tem um dever muito mais direcionado a religião e proteção espiritual da criança. Ser madrinha de consagração não é, portanto, ser madrinha de crisma.

A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas.

Segundo a tradição católica, a fogueira tem sua origem em um trato feito pelas primas Isabel (mãe de São João Batista) e Maria (mãe de Jesus Cristo). Isabel teria mandado acender uma fogueira no topo de um monte para avisar sua prima Maria que seu filho havia nascido.

Você sabia que, nas festas juninas, cada santo celebrado tem a sua fogueira específica? Isso mesmo! A fogueira em homenagem a Santo Antônio tem a base quadrada e também é chamada de chiqueirinho. Para celebrar São João, deve ter a base redonda, fazendo com que a fogueira acesa fique num formato cônico.

A fogueira de São Pedro tem forma triangular. Como São Pedro é cultuado como protetor das viúvas, são elas que organizam a festa desse dia, juntamente com os pescadores, que também fazem a sua homenagem a São Pedro realizando procissões marítimas.

Em entrevista a rádio Aparecida o Padre Carlinhos, explica que o Padrinho de Consagração ou Madrinha de Consagração são as pessoas que assumem a consagração da criança a nossa senhora que assume o papel de estar em atitude de oração e disposta a ajudar na formação espiritual e se manter em oração.

O que é preciso para ser padrinho de batismo?

  1. Ser chamado pelos pais da criança. Essa é a primeira regra. ...
  2. Ter dezesseis anos ou mais. Muitas vezes os pais pensam em irmãos ou tios da criança que ainda não completaram dezesseis anos. ...
  3. Seja batizado e católico. ...
  4. Seja casado de acordo com o catolicismo. ...
  5. Leve a sério sua fé

Normalmente, escolhe-se um padrinho e uma madrinha, mas é permitido que seja apenas um dos dois.

Ou seja, os pais devem escolher um homem e uma mulher para a função. Se preferirem, podem optar por apenas um deles, padrinho ou madrinha. Mas não são aceitas duas madrinhas ou dois padrinhos.

Não. Geralmente, se escolhe uma madrinha e um padrinho que podem, ou não, ser casados entre si. No entanto, em alguns casos, a pessoa deseja escolher duas madrinhas ou dois padrinhos.

Cada santo junino tem um tipo diferente de fogueira, sendo a de santo Antônio quadrada, a de são João redonda e a de são Pedro triangular.

1. Porção de lenha ou de outro combustível que arde com chamas num espaço circunscrito.