O que é ser livre dentro de um relacionamento?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Os psicólogos dizem que o amor é livre e exige liberdade. Quem ama precisa ceder, dar espaço para que o outro tenha a sua própria vida, de forma autônoma. A liberdade garante que o relacionamento prospere a longo prazo, pois, permite que tanto você quanto o seu parceiro cresçam.

A base para uma relação saudável é o respeito, a amizade, admiração e alegria. “O que vai sustentar o relacionamento é o respeito por si mesmo e pelo outro, a amizade e a disposição.

A liberdade garante que o relacionamento prospere a longo prazo, pois, permite que tanto você quanto o seu parceiro cresçam. No entanto, é preciso conciliar essa liberdade com a nossa necessidade de união, de dividir a vida com quem amamos e com quem nos ama de volta.

Liberdade significa o direito de agir segundo seu livre arbítrio, segundo a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa. É não depender de ninguém.

Assim, pode haver um diálogo entre eles, alterando sua ordem e fazendo com que alguns desses estágios se repitam no tempo, por exemplo.

  • Fase 1 - Paixão. ...
  • Fase 2 - União. ...
  • Fase 3 - Desilusão. ...
  • Fase 4 - Amor. ...
  • Fase 5 - Deixar sua marca. ...
  • Casais em relacionamentos afetivos de longa duração.

Um relacionamento tóxico é aquele que faz você se sentir sem apoio, incompreendido, humilhado ou atacado. Um relacionamento é tóxico quando seu bem-estar é ameaçado de alguma forma - emocionalmente, psicologicamente e até fisicamente.

Respeito Esta é a base principal de um relacionamento. Sem respeito, não existe amor, já que somente através do respeito podemos chegar a amar o outro. Respeito às opiniões, respeito ao jeito de ser, respeito às vontades. Respeite TUDO no outro.

O amor saudável alimenta a autoestima, tem espaço para um diálogo maduro, a individualidade de cada um é respeitada e dá mais disposição ao casal. Por outro lado, o amor doentio traz raiva, angústia, dependência emocional, depressão, dependência emocional e comportamento controlador.

Nos relacionamentos saudáveis e duradouros, os integrantes, periodicamente, não se incomodam em transmitir atenção, afeto, humor, ou apoio com o outro. Os casais que não se preocupam com o parceiro, acabam separando-se. Lembre-se que, quanto mais conexão emocional, maior é o romance, paixão e uma boa vida sexual.

“A maioria dos relacionamentos tende a entrar em desgaste pelo fato de os amantes não darem conta das peculiaridades do convívio intenso – intimidade, perda da liberdade, compartilhamento de emoções e dificuldades, anseios e objetivos distintos, entre outros fatores.”

O carinho, amor e afeição ajudam muito, é claro. Esses sentimentos são a cola que une os casais, mas, para que a relação seja duradoura, também é preciso levar em consideração outros elementos. Construir uma relação afetiva saudável requer compreensão, empatia e paciência, além de amor.

O diálogo e a maneira de demonstrar amor entre casais ajuda a deixar mais evidente a natureza de cada pessoa, os seus gostos, o seu entendimento sobre as coisas, fortalecendo inclusive, a tolerância na aceitação do outro.

Liberdade é saber dizer NÃO quando o outro te invade, e dizer SIM para você. Ser livre é conseguir diferenciar as escolhas do EGO das escolhas do ESPÍRITO. Ser livre é escolher pelo AMOR e não pelo MEDO. Portanto, quando alguém quiser impor a sua própria ideia de liberdade, seja verdadeiramente livre e questione.

Um relacionamento saudável precisa ter alguns pontos principais, como o diálogo, a confiança, o respeito e o amor. Para que se mantenha o relacionamento a dois, é necessário reinventar, sair da rotina, tratar um ao outro de uma maneira carinhosa e fazer elogios.

Isso mesmo, a essência do amor é a liberdade. Quem ama é livre! Quem ama é cordial, educado, flexível e não vive somente para si, pois pensa sempre no outro e nunca somente em si. Ao contrário, quem não ama é intransigente, grosseiro, intolerante; vive culpando os outros!

É não depender de ninguém. Liberdade também corresponde ao conjunto de ideais liberais e dos direitos de cada cidadão. É a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade.

Ser livre implica ser uma pessoa com liberdade em todos os sentidos, uma pessoa simples, uma pessoa que é como é, e não como os demais querem que ela seja. Ser livre, definitivamente, é ser você mesmo, sem aparências nem máscaras… As pessoas livres vivem a vida de uma maneira especial, de uma forma única.

  1. Acabou a confiança mútua. ...
  2. Não há sinais de cumplicidade. ...
  3. O casal entrou em um dinâmica tóxica. ...
  4. Um dos dois (ou os dois) não quer mudar. ...
  5. Os planos de vida já não são os mesmos. ...
  6. O sexo também é danoso. ...
  7. O amor acabou.