O que é ser jubilado na Igreja?

Perguntado por: rdias . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Pastor Jubilado é aquele que completou 70 (setenta) anos, e alcançou notável número de anos de serviço prestado à denominação.

C - PASTOR JUBILADO - O que Consagrado, cessar sua atividade ministerial da presidência de um campo eclesiástico ou Igreja por razão de idade ou doença.

O requerimento de jubilação deverá ser encaminhado pelo pastor interessado, ou pelo Conselho da igreja local ao seu Presbitério, instruído com os documentos que compravam o preenchimento dos requisitos estabelecidos no artigo 7º deste Estatuto.

Mas o que é jubilar? Jubilar é encher-se de alegria excessivas, é rogozijar, e não ser esquecidos, e não ser rejeitados. Depois do sétimo ano sabatico, os judeus celebravam com sonido de trobeta o ano sabatico conforme (Lv 25.8-34).

Homens e mulheres de Deus que estão servindo ao Altíssimo há décadas e possuem a partir de 70 anos de idade.

Não há flexibilização para a regra. Caso ultrapasse o prazo máximo, o aluno é jubilado e só poderá ser reintegrado mediante novo concurso vestibular. O estudante, porém, não precisa estar entre os aprovados do concurso. Para ser reintegrado, basta ser classificado no concurso, superando a linha de corte.

O que significa ser jubilado? O jubilamento é o desligamento compulsório de aluno de Instituição de Ensino Superior (IES) que ultrapassou o prazo máximo permitido para a conclusão do seu curso.

Geralmente, não existe limite para a reprovação na faculdade. Portanto, você pode reprovar diversas disciplinas, sem maiores problemas com a instituição.

O salário mensal de Pastor na empresa Assembleia de Deus varia de R$ 2.265 a R$ 12.156.

Após esse período, a pessoa passaria à categoria de pastor(a) jubilado(a).

PASTORES: Os valores pagos ao pastor ou padre sendo remuneração de acordo com o serviço prestado e a quantidade e a natureza do serviço, terá contribuição previdenciária do pastor (11%) e da igreja (20%), descontado e recolhido pela igreja, mas se for a título de subsistência, só o pastor contribui por conta própria, ...

Enquanto a formação em Teologia prepara o estudante para exercer diferentes funções voltadas ao estudo religioso, a graduação em Ministério Pastoral é indicada para aqueles que têm o objetivo de se tornar pastores.

A Prebenda Pastoral é uma forma de retribuir financeiramente ao pastor por sua dedicação ao Ministério. Esse valor, é isento de contribuição previdenciária, pois a Prebenda Pastoral, de acordo com a Lei 8.212.91 no Art. 22, não pode ser considerada remuneração direta.

Credos tradicionais estabelecidos geralmente requerem formação superior em estudos religiosos e capacitação em teologia. Existem igrejas mais recentes, contudo, que não possuem requisitos tão estritos para o ordenamento de um pastor (O clero católico exige a participação em um seminário).

O Direito reconhece que se trata de vocação religiosa, decorrente de vocação espiritual (divina), o que implica uma missão de vida, numa intenção manifestamente piedosa, sem vincular-se a uma profissão de oficio e sim no exercício de atividades eclesiásticas.