O que é ser jovem nos dias de hoje?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Os jovens da atualidade também têm o pensamento lógico apurado, são autodidatas e responsáveis. Vivendo de forma pragmática, eles são práticos e vivem em busca de satisfazer sua necessidade financeira e enriquecimento pessoal, tanto no campo emocional quanto no sensorial. É a famosa “Geração Z”!

Ser jovem é ser forte, é conseguir enxergar o mundo por todos os ângulos, é ter sonhos e querer realizá-los, é ser ousado mesmo sentindo medo, é ter a arte de reinventar quando necessário, é ser estratégico, é estar imerso em um contexto de grandes desafios e complexidades.

No Brasil, segundo o Estatuto da Juventude de 2013, são considerados jovens as pessoas com idades entre 15 e 29 anos. Somados, representam mais de 50 milhões de pessoas, a maior geração de jovens da nossa história.

Jovem, segundo o Dicionário Online de Português, é o indivíduo que não alcançou seu pleno desenvolvimento, de pouca idade e que ainda possui vigor. Isso tudo é ser jovem, no entanto, a definição não está completa, pois não apresenta os vários desafios enfrentados por nós.

Ser jovem quer dizer ser original, quer dizer conservar-se próximo das fontes da vida, quer dizer erguer-se e sacudir as amarras de uma civilização obsoleta, ousar o que outros não têm coragem de arriscar, e saber voltar a imergir no elementar.

Os adolescentes de hoje não são como os de antigamente. Segundo um novo estudo publicado no periódico científico Child Development, atualmente, os jovens demoram mais para se engajar em atividades consideradas adultas, como dirigir, trabalhar, beber e ter relações sexuais, em comparação com aqueles de 40 anos atrás.

O jovem é um sujeito com valores, comportamentos, visões de mundo, interesses e necessidades singulares. Ser Jovem é estar imerso em uma sociedade com processos transitórios, a partir de uma NOVA conjuntura familiar, política e social estabelecida.

Veja, a seguir, uma lista com as principais dificuldades e desafios encontrados pelos jovens no mercado de trabalho, acompanhados de dicas para superá-los!

  • Falta de experiência.
  • Grande competição para as vagas.
  • Conflito de gerações no ambiente de trabalho.
  • Falta de voz e respeito nas organizações.

Segundo o levantamento, 66% dos jovens desejam conhecer o mundo e quase metade, 47,9%, almeja ser feliz no trabalho.

Pessoas entre 18 e 24 anos tem a capacidade de inovar a maneira de pensar e agir de toda uma sociedade, capazes de mudar o estilo de vida e moldar gerações futuras. São os jovens que costumam quebrar tabus e impor mudanças na forma como as outras gerações, mais velhas e mais novas, pensam e se comportam.

São três os principais conceitos que motivam pensamentos e atitudes dos jovens, hoje: autenticidade (a necessidade de ver as coisas como elas realmente são), justiça (a necessidade de igualdade social ou pessoal, de fazer o que é certo e ser um ativista) e compartilhamento (a necessidade de conexão, relacionamentos e ...

O jovem é caracterizado pela sua audácia e curiosidade em ter experiências às quais nunca experimentou. Hoje, eles são o futuro da sociedade e as bases e os valores que carregarão definirá que tipos de pessoas serão quando crescerem. Contudo, precisarão enfrentar todos os obstáculos e tentações que a vida lhes atribui.

1. crise do mundo adulto; 2. impulsividade e falta de limites; 3. individualização da vida; 4.

Recentemente foi divulgado um estudo que aponta uma nova identidade para os jovens do século XXI. A pesquisa apresenta um cenário com a nova geração mais madura, versátil e autêntica. Naturalmente, a descontração e irreverência são as principais características, mas diversos novos aspectos chamam a atenção.