O que é ser insensato e ser sensato?

Perguntado por: iporto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Um indivíduo sensato é aquele que tem “juízo”, que é equilibrado em suas ideias, que age ponderadamente. O oposto de sensato é “insensato”, ou seja, aquele indivíduo que não tem bom senso, não tem cautela, é insano, imprevidente.

O rico insensato também caiu no erro de pensar que era o senhor de si. Ele juntou seus bens contando que viveria “muitos anos”. Ele pensou ter controle de seus dias assim como tinha controle dos grãos que juntava em seu celeiro. Ele pensou ser completamente independente de Deus, e este foi seu maior erro.

1 imprudente, desajuizado, leviano, desarrazoado, desassisado, descuidado, desmiolado, espeloteado, estouvado, imponderado, impulsivo, inadvertido, inconsequente, insipiente, irresponsável.

  1. Não julgue sem conhecer.
  2. Não aja sem refletir.
  3. Equilibre razão e emoção.
  4. Trate os outros como você gostaria de ser tratado.
  5. Faça do diálogo um hábito.
  6. Cuide de sua inteligência emocional.
  7. Seja humilde.

Significado de Insensata
Que se comporta com insensatez, falta de razão, de juízo; louca. substantivo feminino Quem age sem bom senso ou expressa falta de sensatez.

Ser sensato significa ser prudente, ser cauteloso, ser previdente, grandes virtudes que levam o indivíduo a praticar o que lhe convém com moderação.

Em Hebraico, a palavra "enêl"[1] é utilizada para o insensato, mas que significa "falta de sabedoria".

É com um “sim” que Carol (Camila Pitanga) e Raul (Antônio Fagundes) celebram o amor! Os dois finalmente se casam no último capítulo de Insensato Coração, para a alegria da torcida do casal.

Provérbios 1:7 NVI
O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.

O propósito da riqueza não é acumular.
Esta parábola claramente nos ensina que parte daquilo que Deus nos dá não é para nós. Certamente que Deus nos dá riquezas também para nosso gozo mas esse não é o objetivo final. A intenção da riqueza é podermos ser um meio para abençoar outros.

"O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o insensato segue adiante e sofre as consequências" (Provérbios 27.12). Qual a diferença prática entre o prudente e o insensato? À luz deste versículo, a diferença entre eles está na sua reação ao perigo ou diante de situações que claramente pode levar à perda e dor.

O substantivo derivado de adjetivo se grafa com a lanterninha do alfabeto: insensato (insensatez), macio (maciez), limpo (limpidez), mudo (mudez), surdo (surdez).

Provérbios 18:2 O insensato não tem prazer no entendimento, mas sim em fazer valer seu modo de vida. O insensato não tem prazer no entendimento, mas sim em fazer valer seu modo de vida. O tolo não toma prazer no entendimento, mas tão somente em revelar a sua opinião.

Que tem bom senso; prudente; circunspecto.

Provérbios 28:26 NVI
Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo.

De um modo geral, a pessoa prudente é capaz de evitar perigos desnecessários agindo de modo cauteloso. O prudente age de modo sensato, com paciência. Via de regra, é ponderado e calmo.