O que é ser grato a uma pessoa?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra. Gratidão é uma espécie de dívida, é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela.

Quando se busca o significado da palavra gratidão no dicionário tem-se a seguinte definição: “gratidão é a qualidade de quem é grato”. Nesse sentido, na etimologia (estudo da origem e evolução das palavras) da palavra, verifica-se que ela vem da palavra latina gratus, que é traduzida como estar agradecido ou ser grato.

Pessoas gratas têm o hábito de reconhecer e retribuir qualquer pequena gentileza recebida, seja um elogio ou a ajuda do dia-a-dia. Pesquisas mostram que isso aumenta a sua felicidade e a do outro, também.

Basicamente, sempre que algo bom acontece em sua vida, você pode expressar sua gratidão. Da mesma forma, quando outras pessoas lhe ajudam, você deve fazer o mesmo. Em filosofias como o budismo, a gratidão é uma forma de ser grato não só pelos bens recebidos em vida, mas pelo universo.

Gratidão por ter saúde
Um grande motivo para ser grato é ter saúde para usufruir da vida com qualidade e tranquilidade. Uma forma de demonstrar essa gratidão é ter zelo pela saúde física e mental. Isso permite evoluir e viver experiências ainda mais transformadoras e interessantes.

Agradecer pode ser algo corriqueiro e pontual. Já ser grato envolve o coração. É algo que vem lá de dentro e muda nossa postura em relação à tudo ao nosso redor. Gratidão, no dicionário, é o reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor.

Na Bíblia, Gratidão é a qualidade de reconhecer e valorizar as dádivas recebidas. A vida, a saúde, a família, os talentos, as capacidades, os amigos, a fé, enfim, tudo que temos e somos, nos foi dado. A Palavra de Deus incentiva-nos sempre a ser agradecidos ao Senhor.

Palavras relacionadas a gratidão

  • gratidão.
  • agradecimento.
  • reconhecimento.
  • retribuição.
  • recompensa.

“Só há felicidade se não exigirmos nada do amanhã e aceitarmos do hoje, com gratidão, o que nos trouxer. A hora mágica chega sempre.” (Hermann Hesse) “A gratidão é a maior medida do caráter de uma pessoa.” (Augusto Branco) “A felicidade é não carecer de a termos.” (Sêneca)

Usado para agradecer uma ajuda ou boa ação: 2 obrigado, muito obrigado, obrigadão, grato, agradecido, bem haja, valeu, beleza, firmeza, joia, show. Exemplo: Gratidão!

Toda vez que agradecemos e nos sentimos gratos por algo ou alguém, aumenta-se os níveis de dopamina, um neurotransmissor responsável pelo bem-estar, humor e prazer. Consequentemente, nos sentimos mais felizes, leves e satisfeitos, porque ativamos o sistema de recompensa do cérebro.

Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” .

A gratidão é um fruto de grande cultura; não se encontra entre gente vulgar. A gratidão é uma dívida que os filhos nem sempre aceitam no inventário. Aos incapazes de gratidão nunca faltam pretextos para não a ter. O quão feliz é uma pessoa depende da profundidade de sua gratidão.

Paulo nos lembra em 1 Tessalonicenses 5:16-18, que podemos ser gratos em todas as circunstâncias, boas ou más. Ele escreve: “Alegrem-se sempre, orem continuamente, dêem graças em todas as circunstâncias; pois esta é a vontade de Deus para você em Cristo Jesus”.

O dicionário define a palavra como: qualidade de quem é grato, reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc; agradecimento. Porém, quando aplicada na nossa vida, a gratidão ganha um significado muito mais profundo.

Agradecer de coração é um sentimento genuíno, que é capaz de despertar a nobreza que existe em nosso interior e nos ligar imediatamente à energia criadora e positiva do universo.

É importante criar um registo físico das coisas pelas quais nos sentimos gratos. Crie o hábito de anotar todos os dias, durante pelo menos uma semana, três coisas pelas quais se sente grato nesse dia.

Eu Te agradeço por aquilo que o Senhor realizou na minha vida”. Nesta vida, nada mais nos cura do que ter um coração grato, um coração que louva e exalta, mas não adianta louvar e nem agradecer da boca para fora. O louvor vem do reconhecimento e do engrandecimento de Deus na nossa vida.

Os benefícios da gratidão
Faz tempo que a gratidão ocupa uma posição privilegiada entre muitas das tradições religiosas do mundo. Por exemplo, o Livro dos Salmos da Bíblia aconselha gratidão que seja duradoura e completa, dizendo: “Eu lhe agradecerei para sempre” e “com todo o meu coração”.