O que é ser grato?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

A palavra gratidão é derivada do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido, ou gratia, que tem o mesmo sentido das palavras graça, bênção e dádiva. Sendo assim, gratidão significa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida. Ser grato é reconhecer o que também não enxergamos.

Quando falamos de gratidão, podemos identificar 3 tipos: a gratidão teórica, a gratidão passiva e a gratidão ativa.

Outras pesquisas mostram que quanto mais grato você é, mais provável é que demonstre paciência e autocontrole. Pode até ser bom para casamentos e relacionamentos: casais bons em demonstrar gratidão tendem a ser “mais comprometidos e mais propensos a permanecer em seus relacionamentos ao longo do tempo”.

Toda vez que agradecemos e nos sentimos gratos por algo ou alguém, aumenta-se os níveis de dopamina, um neurotransmissor responsável pelo bem-estar, humor e prazer. Consequentemente, nos sentimos mais felizes, leves e satisfeitos, porque ativamos o sistema de recompensa do cérebro.

Ela contribui para o alívio do estresse e regulação emocional. Além de reduzir sintomas de depressão e ansiedade, a gratidão melhora o sono, fortalece o sistema imune, melhora a qualidade de vida e a sensação de felicidade.

Quando você expressa gratidão, isso desencadeia uma resposta biológica no cérebro do destinatário, que inclui uma onda de dopamina química que leva a uma sensação boa, diz o psicólogo.

A Bíblia diz em Salmos 92:1-2: “Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua benignidade, e à noite a tua fidelidade.” Comece o dia com uma atitude de gratidão.

A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas gratas a Deus (Abraão, Ana, Davi, Paulo...). Eles entenderam que eles eram pecadores, mas Deus ainda os amava e lhes deu tudo o que tinham. E porque eles eram gratos, Deus os abençoou ainda mais. Também tem muitos casos de ingratidão.

“A gratidão, enquanto virtude, é uma memória agradecida, o reconhecimento de um bem ou benefício recebido, um rendimento de graças. É mais que um sentimento, é uma atitude diante da vida, que revela nobreza, humildade, sentimento de pertença, capacidade de olhar além de si mesmo e atribuir a um outro bondade.

Assim, quando uma pessoa sente gratidão por algo ou alguém, tende a responder com sentimentos de bondade outras formas de generosidade. Por isso, pode-se dizer que a gratidão gera um ciclo de positividade. Algo bom acontece a alguém e, sentindo-se grata, essa pessoa retribui com bondade.

Sendo assim, gratidão significa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida. Ser grato é reconhecer o que também não enxergamos. Vai além de dizer um “obrigado(a)” para quem te estendeu a mão ou te fez o bem.

Alguém faz algo por você e você sente vontade de recompensar esse favor ou essa pessoa de alguma forma, de todo o seu coração. Por isso, da próxima vez que quiser agradecer alguém, lembre-se: obrigado é uma dívida, gratidão é uma retribuição genuína. Pense nisso!

À primeira vista, a gratidão pode parecer um sentimento simples, mas seus efeitos chamaram a atenção da psicologia e da neurociência. Estudos norte-americanos da área da psicologia positiva descobriram que a expressão da gratidão gerou maiores taxas de felicidade e menos dores físicas.

A gratidão é um sentimento poderoso e verdadeiramente transformador, pois nos leva a reconhecer e a valorizar o que é bom. Ela nos leva a identificar as coisas boas que acontecem conosco e com as pessoas que estão próximas a nós.

"As pesquisas sugerem que isso acontece porque a gratidão nos coloca em um estado mais positivo, abrindo nossa perspectiva e permitindo com que a gente se concentre mais nas coisas positivas e as aprecie, em vez de se concentrar nas preocupações do dia - algo que pode interferir no nosso sono."

Considerando novamente a admoestação do Apóstolo Paulo: “Em tudo dai graças…” (1 Tessalonicenses 5:18), devemos ser gratos pelas bênçãos que desejamos, tanto quanto por aquelas que nos vêm e que estão além de nossa capacidade atual de compreender.

Como podemos tornar-nos mais gratos?

  1. Escreva cartas de agradecimento. Experimente escrever cartas de agradecimento a quem o faz sentir bem ou teve um impacto positivo na sua vida. ...
  2. Mantenha um diário de gratidão. ...
  3. Subtraia mentalmente eventos positivos. ...
  4. Treine a atenção plena ou mindfulness.