O que é ser gentil para você?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

A definição de gentileza está relacionada à capacidade de praticar a amabilidade. É uma característica pessoal que faz com que uma pessoa seja amigável, generosa e cordial. O verdadeiro conceito de gentileza está muito mais relacionado à forma como as pessoas costumam demonstrá-la.

Ela está sempre sorrindo quando conversa com alguém, faz boas ações, é educada e não fala com aspereza. Inclusive, as ações de pessoas gentis são também chamadas de “gentilezas”.

Além de estimular as sensações de prazer e afeto, a substância é capaz promover o relaxamento muscular, diminuir dores pelo corpo, amenizar alguns sintomas de fibromialgia e até combater a hipertensão arterial. Ou seja, ser gentil pode fazer bem (literalmente!) para seu coração.

Mensagem de gentileza para WhatsApp
12 – A vida é uma só, seja laço e não nó. 13 – Gentileza cabe em qualquer lugar e abre muitas portas. 14 – Grite gentileza de todo coração que o mundo te devolve com toda gratidão. 15 – Ser gentil não é uma obrigação, mas é uma possibilidade muito especial.

A gentileza faz bem
A ligação com o outro faz parte da nossa natureza. Somos gregários, está no nosso DNA. Precisamos do outro e só estamos bem quando estamos bem com o outro. A experiência do acolhimento, da partilha, do afeto, da sensação de plenitude só se dá com o outro.

Assim, um “muito obrigado”, “com licença”, “por favor”, “desculpe-me”, “volte sempre” faz toda a diferença, não é verdade? O uso das palavras de cortesia, além de revelar atitudes gentis por parte de quem as profere, ainda abre “portas” com mais facilidade, se precisarmos pedir um favor a alguém, por exemplo.

38 sinônimos de gentil para 4 sentidos da palavra gentil: Amável e cortês: 1 educado, afável, amável, amistoso, atencioso, atento, cavalheiresco, cavalheiro, cavalheiroso, cortês, deferente, delicado, gracioso, lhano, mimoso, obsequioso, polido, simpático.

3 formas de praticar a gentileza no universo digital

  1. Responda com cuidado e educação. Não é porque você está atrás de uma tela ou possui um número significativo de seguidores que deve responder o outro de qualquer maneira. ...
  2. Não apoie o bullying virtual. ...
  3. Lembre-se que por trás de um perfil existe uma pessoa.

Opções de Parcelamento: 1X de R$ 34,90.

Ser gentil no trabalho, entre tantas atitudes, é basicamente agir com educação no dia a dia, ser empático com seus colegas e prezar sempre pelo espírito colaborativo durante a execução dos projetos.

Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu. Os hebreus estabeleciam uma divisão entre o povo, que definiam como eleito por Deus, e os gentios, posteriormente denominados pagãos. Os povos Europeus que se converteram ao Cristianismo, nos seus primórdios, eram considerados gentios.

Se quiser parecer simpático, sorria sempre e cumprimente.
Não é preciso cumprimentar com gritos ou tentar chamar a atenção da outra pessoa ou de um grupo. Simplesmente sorria e acene, estabelecendo contato visual de forma individual e cumprimentando com um leve gesto com a cabeça, mesmo que não conheça a pessoa.

A gentileza está diretamente associada ao altruísmo, ao ato de negar o 'eu', em direção ao outro, isto é, de notar e tentar ajudar ou compreender o outro, sem medo ou insegurança. Essa atitude nos abre para a construção de relações mais significativas com aqueles que estão ao nosso redor e mesmo conosco.

Devemos utilizar o substantivo feminino gentileza sempre que quisermos referir a qualidade de quem é gentil, sendo sinônimo de amabilidade e afabilidade.

Escolher ser gentil a estar certo é ter a capacidade de ser tolerante com a diversidade de pensamento, vivências e escolhas. É conseguir colocar a doçura, o amor e a compreensão à frente da intransigência, teimosia e tirania.

: Onde existe gentileza, existe bondade. E onde existe bondade, existe magia!

Gentileza é um ato que devemos praticar todos os dias. O ato de ajudar os outros é tão gratificante que nos faz sentirmos bem por ajudar o próximo, e um exemplo disso é: ajudando um idoso a atravessar a rua, ajudando a mãe nas tarefas de casa, um colega,familiares...

Ser gentil é ser bom e sentir-se do bem, mas nem sempre gera de volta a gentileza”. Fabiano aponta que ser gentil não necessariamente tem a ver com falar a verdade: “É importante entender que a gentileza não quer dizer falar a verdade e, sim, saber como falar a verdade. Ser gentil não é ser humano e, sim, sociável.