O que é ser filho de Oxóssi?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Os considerados "filhos de Oxóssi", de acordo com a religião, são dotados de algumas características que definem seu comportamento e remetem ao orixá. De acordo com a interpretação desta crença, os filhos de Oxóssi são bastante agradáveis, alegres e comunicativos, além de ótimas companhias.

Filhos de Oxóssi
As pessoas consideradas filhas de Oxóssi são alegres, expansivas, preferem agir à noite, como os caçadores. São falantes, ágeis e de raciocínio muito rápido. Sabem lutar e alcançar o que almejam, sabem como lançar uma flecha para acertar o alvo.

Oxóssi é o Orixá das matas, um audaz caçador.

Oxóssi é a divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofã, e um rabo de boi chamado Eruexim. Em algumas lendas aparece como irmã de Ogum e de Exú . É o orixá da caça; foi um caçador de elefantes, animal associado à realeza e aos antepassados.

O grande padroeiro da sabedoria e do conhecimento fica muito satisfeito com velas brancas, verdes ou rosas. Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas.

É atribuído a Oxóssi a ligeireza, a astúcia, a sabedoria, o jeito ardiloso para capturar a caça, ou seja, todos os atributos necessários para um caçador. É considerado o caçador de Axé, aquele que busca as energias positivas e todas coisas boas para um Ilé (um Casa), para um Terreiro.

Oxóssi é o caçador protetor das matas. Rege a fartura de alimentos. Para ter sua proteção, use às quintas-feiras roupas ou peças verdes ou azul-turquesa e ofereça-lhe milho cozido com lascas de coco. Seus números para sorte: 4, 6 e 42.

Oxóssi Meu Pai, caçador do plano espiritual, protetor na força e na fé, elevo meu pensamento a Vós, para pedir por Vossa proteção para minha casa. Com teu arco e tua flecha certeira, defendei-me das ofensas, das desgraças, da miséria, da fome e das pestes.

Cores: Azul-claro no Candomblé que atrai amizade e o verde, na Umbanda que representa as matas. Características do Orixá: Oxossi é hábil e é chamado de Alákétu (Senhor da cidade de Kétu na Nigéria).

Segundo os ensinamentos do candomblé, todas as pessoas são filhas de orixás. Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios.

Axoxô ou oxoxô é um prato típico da cozinha afro-baiana e também uma comida ritual dos orixás Oxóssi, Ogum e Olocum no candomblé e umbanda. Possui duas versões: uma consistindo em milho vermelho cozido, e outra em feijão-fradinho com carne-seca, cebola, pimenta-do-reino, cheiro-verde, tomate e pimentão.

Os filhos de Oxóssi têm uma forte conexão com a natureza. Amam a natureza, os bichos e a terra e precisam estar constantemente em contato com esses elementos. Não são ciumentos, muito menos rancorosos, mas bastante carentes, exigindo bastante atenção das pessoas ao seu redor.

Então Oxossi jurou que nunca mais comeria o mel, pois, o mel o faria lembrar todo o sofrimento seu e de seu filho. Por isso Oxossi não leva mel e Logun é lavado com açucar mascavo e gengibre.”

Abacateiro, Abre Caminho, Alecrim do Norte, Alecrim Comum, Alfavaca, Aquileia, Arnica do Mato, Chá Verde, Café Folha, Cana do Brejo, Capim Cidreira, Carqueja Amarga, Cipó Caboclo, Cipó Cravo, Cipó são João, Confrey, Hortelã, Ipê Roxo, Jurubeba Mista, Folha de Manga, Louro, Manjericão, Samambaia, Sene.

Na linha dos Caboclos de Oxóssi estão as seguintes divindades (Caboclos e caboclas): Aimoré, Pena Branca, Cabocla Jurema, Sete Flechas, Sete Encruzilhadas, Urubatã, Cabocla Jacira, Sete Estrelas da Jurema, Junco Verde, Japiassu, Boiadeiro, Pena Dourada, Rei da Mata e outros.

Okê Oxóssi! (Salve Oxóssi!), Okê Arô! ou Okê Arolê!

Oxóssi e Oxum se apaixonaram logo quando se conheceram, mas por saber que Oxalá não aceitaria tão facilmente o relacionamento, a Orixá teve a ideia de vestir Oxóssi como uma mulher, o levar para o palácio e apresentá-lo como uma amiga.

Banho Oxóssi contém as seguintes ervas: abre-caminho, guaraná, guiné, jurema, manjericão, pitanga e samambaia. Coloque as ervas em 2 litros de água, depois leve ao fogo e deixe ferver por no máximo 3 minutos.

Vela verde

A Vela verde trazer muitas energias positivas. Acredita-se que a vela pode atrair sorte e cura, pois gera prosperidade, rejuvenescimento, crescimento e abundância. Na Umbanda é utilizada para: Caboclo e Oxóssi.

Oxóssi. O sultão das matas, senhor Oxóssi, nessa lista de dia dos Orixás na Umbanda, tem como seu dia da semana a quinta-feira e no ano é 20 de janeiro.