O que é ser feliz no trabalho?

Perguntado por: ireal . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

De forma geral, a felicidade no trabalho pode ser encontrada no seguinte ambiente: Quando você faz parte de uma equipe motivada, contente e que sabe a hora de trabalhar duro e o momento que dá para relaxar. Boa remuneração financeira, seja nos salários ou a possibilidade de bônus por desempenho.

Um profissional feliz é aquele que mantém sua vida profissional e pessoal em constante equilíbrio, bem como sua saúde e bem-estar. Ainda, é aquele que realiza suas tarefas com assertividade, uma vez que já dialoga e oferece/recebe feedbacks saudáveis de seus gestores.

5 sinais de que você está infeliz no trabalho

  1. 1 – Dificuldades com os colegas te deixam infeliz no trabalho. Sempre vão existir colegas mais próximos que outros. ...
  2. 2 – Sua rotina te faz sentir preso. ...
  3. 3 – Dificuldades para acordar de manhã ...
  4. 4 – Falta de concentração. ...
  5. 5 – Ficar triste domingo à noite.

Encontre seus amigos e sua família
A felicidade é diretamente ligada ao prazer de estar ao redor de quem se ama, e um estudo de Harvard sugere que a própria ideia de felicidade é ligada a ter a família e os amigos por perto.

Confira as principais causas de satisfação no trabalho.

  1. Autonomia, propósito e aperfeiçoamento. ...
  2. Bons relacionamentos no ambiente de trabalho. ...
  3. Ser feliz dentro e fora do trabalho. ...
  4. Dinheiro. ...
  5. Saber lidar com as diferenças. ...
  6. Focar nos objetivos. ...
  7. Separar o lado pessoal do profissional.

Caso os incômodos sejam a estagnação na mesma função e a falta de perspectivas de crescimento, mais uma vez, uma conversa franca com a gestão pode ajudar. Se não for possível chegar aonde você deseja, talvez seja o momento de procurar por um novo lugar para se realizar profissionalmente.

Felicidade é o estado de quem é feliz, uma sensação de bem estar e contentamento, que pode ocorrer por diversos motivos. A felicidade é um momento durável de satisfação, onde o indivíduo se sente plenamente feliz e realizado, um momento onde não há nenhum tipo de sofrimento.

A pesquisa identificou que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros. Além disso, ele acaba motivado a atender melhor o cliente, evitar acidentes no trabalho e reduzir desperdícios.

São impacientes. Por último, as pessoas infelizes tem grandes expectativas em relação a vida, mas fazem muito pouco para conseguirem o que tanto desejam. Elas sonham, mas não tem ambição. Elas querem o que o mundo tem de melhor, mas não entendem que nada acontece sem esforço, muito trabalho, persistência e paciência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.

6 dicas para ter mais energia o dia todo e todos os dias

  1. Beber bastante água. Para começar, beba bastante água. ...
  2. Acordar cedo dá mais disposição e energia. ...
  3. Alimentação saudável e balanceada. ...
  4. Momentos de lazer. ...
  5. Cuidados com a saúde mental. ...
  6. Adote uma rotina antes de dormir.

Assim definida, a felicidade no trabalho pode ser dividida em quatro dimensões: condições materiais de existência, dimensão relacional, dimensão espiritual e dimensão pessoal (Silva, Ribeiro, Budde & Tolfo, 2017).

Saiba como interpretar os sinais de seu chefe sobre você

  1. Quando o chefe pega mais pesado com você ...
  2. Quando você recebe mais tarefas do que acha que pode lidar. ...
  3. Quando tudo parece estar bem, mas nunca há elogio ou feedback. ...
  4. Quando o chefe nunca pergunta nada sobre sua vida pessoal.
  1. Estipule metas claras e desafiadoras, mas não impossíveis. Uma das primeiras dicas básicas para combater a desmotivação no trabalho é rever um pouco suas metas. ...
  2. Valorize e trate bem seus colaboradores. ...
  3. Considere flexibilizar a jornada de trabalho. ...
  4. Fortaleça a comunicação interna. ...
  5. Propicie um ambiente de trabalho mais leve.

Lembre-se de que você faz parte de uma equipe, de modo que é necessário estreitar relações e compartilhar conhecimentos. Além disso, seja proativo e dê as suas ideias e sugestões aos chefes. Não esteja lá apenas para cumprir ordens.