O que é ser Esquizotipico?

Perguntado por: ecavalcante7 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

A pessoa com transtorno de personalidade esquizotípica não tem amigos ou confidentes, exceto parentes de primeiro grau. Ela se sente muito desconfortável em se relacionar com as pessoas. Ela interage com outros se for preciso, mas prefere não fazê-lo, porque acredita que é diferente e não faz parte do grupo.

Afeto incongruente ou limitado. Comportamento e/ou aparência estranho, excêntrico ou peculiar. Falta de amigos íntimos ou confidentes, exceto para parentes de 1º grau. Ansiedade social excessiva que não diminui com a familiaridade e está relacionada principalmente com medos paranoicos.

A boca do esquizoide é fina, apagada, descorada, lábios sem vida, porque ela não tem necessidade nenhuma de se conectar e de se comunicar com o mundo exterior. O olhar e os lábios passam a sensação de que seu corpo não tem vida ou vitalidade.

No entanto, isso significa que os esquizóides não são capazes de amar? A apatia, vale ressaltar, tende a ser um sentimento interno da pessoa que tem esse transtorno, visto que ela não se reconhece em comparação aos outros e à forma como eles sentem.

No total, são cinco traços de caracteres sendo eles:

  • O esquizoide;
  • O Oral;
  • O Psicopata;
  • O Masoquista;
  • e o Rígido.

Apesar de terem alguns sintomas parecidos, o transtorno de personalidade esquizotípica e a esquizofrenia não são a mesma coisa. A principal diferença entre as duas é a intensidade dos sintomas. Enquanto na esquizofrenia os sintomas são mais graves, no TPE, eles são mais leves.

Uma boa maneira de entender o que é síndrome de borderline se dá por meio da tradução do termo, que vem da língua inglesa e se refere a algo que é “limítrofe”. Ou seja, é uma condição que deixa o indivíduo sempre nos seus limites emocionais, com humor e comportamentos instáveis.

Causas do transtorno de personalidade esquizoide
Acredita-se que fatores genéticos desempenham uma função no desenvolvimento do transtorno de personalidade esquizoide. Esse transtorno pode ser mais comum em pessoas com familiares com esquizofrenia. leia mais ou transtorno de personalidade esquizoide.

Para ter um relacionamento com uma pessoa com personalidade esquizoide é importante ter paciência, bom humor e se manter aberto para ouvir as necessidades da pessoa, pois para ela relacionamentos são difíceis de entender.

Demonstre apoio e compreensão. Lidar com um transtorno não é algo fácil e requer muita força para entender e se manter firme ao tratamento. Por isso, é importante que a pessoa receba apoio dos familiares e amigos. É preciso também compreensão para respeitar os momentos de maior vulnerabilidade.

O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é uma condição grave que afeta, sobretudo, a autoimagem, o controle emocional e os relacionamentos interpessoais e é caracterizado por um padrão de comportamento hipersensível e impulsivo.

Segundo o filósofo Platão; quais são os 3 tipos de caráter que moldam as almas das pessoas

  • Caráter concupiscível.
  • Caráter irascível.
  • Caráter racional.

Como o próprio termo aponta, o egocêntrico possui o foco centrado em si mesmo. Por essa razão, é insensível, não considera opiniões alheias e transforma quase toda situação em um espetáculo cujo protagonista é ele. Sendo assim, conviver com uma personalidade egocêntrica é um tanto desafiador.

Nas últimas décadas, os psicólogos chegaram a cinco traços de personalidade que podem ser utilizados para caracterizar todos os indivíduos:

  • Abertura;
  • Escrupulosidade;
  • Extroversão;
  • Amabilidade;
  • Neuroticismo.

O traço corporal rígido é o quinto, dos cinco traços, formado no processo de mielinização do corpo e da mente. Acontece no período do surgimento da sexualidade infantil, por volta de três anos e meio e os cinco anos de idade aproximadamente.

Pacientes com transtorno de personalidade histriônica usam sua aparência física, agindo de forma inadequadamente sedutora ou provocadora, para chamar a atenção dos outros. Eles não têm um senso de autodireção e são altamente sugestionáveis, muitas vezes agindo de forma submissa para reter a atenção dos outros.

O corpo nos revela em todas as suas manifestações: postura, gestos, tônus muscular, atitudes de interação social, domínio do espaço e fala. E esta organização, estabelecida desde as primeiras experiências da infância, formam o caráter do indivíduo, explicitando sua existência.

O bom caráter apresenta um comportamento honesto, correto, firme, e que se baseia em outras qualidades que seguem uma moralidade.

O caráter é formado por traços morais de um indivíduo que determinam a forma contante de uma pessoa agir e reagir. Já a personalidade é um conjunto de características psicológicas que ditam como uma pessoa pensa, sente e age. Em termos gerais, o caráter fomenta de forma constante a maneira que uma pessoa age.

Continuar lendo