O que é ser dispensado de incorporação?

Perguntado por: lsilva . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

O pedido de Dispensa de Incorporação significa pedido de liberação do serviço militar. Com o CDI em mãos, o cidadão alistado não terá a obrigação de comparecer à Embaixada anualmente; isto é, estará isento da apresentação anual para adiamento de incorporação.

Sim, todo cidadão brasileiro é obrigado a prestar serviço militar. Entretanto, em tempo de paz, os eclesiásticos e as mulheres estão dispensados. Os deficientes físicos têm direito assegurado ao certificado de isenção (CI), que deve ser requerido, no Brasil, à Junta de Serviço Militar mais próxima a sua residência.

R - O jovem dispensado deve retornar à Junta de Serviço Militar (JSM) para a cerimônia Juramento de Fidelidade à Pátria, também chamado Juramento à Bandeira, e para receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

O Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) dispensa o cidadão do serviço militar obrigatório da condição de soldado, esse documento é definitivo.

Prazo de entrega do CDI: 3 semanas.

Por motivo de saúde, defeito físico ou moléstia incurável e julgados como incapazes para todo e qualquer serviço; Aqueles que estiverem exercício sacerdotal de qualquer religião; Por excesso da classe convocada sobre contingente total a incorporar (porém, pode ser revogado);

Ele é dado a quem não vai servir às Forças Armadas porque não foi considerado apto ou foi considerado, mas havia mais gente do que vagas. Quem tem algum tipo de deficiência também é dispensado, recebendo o Certificado de Isenção. Já aqueles que serviram às Forças Armadas, na saída, recebem a de Reservista.

Deve consultar o site alistamento.eb.mil.br para saber se foi dispensado ou encaminhado a seleção para servir o quartel da Marinha, Exército ou Aeronáutica.

A resposta é NÃO! Ninguém pode se alistar de novo, mesmo que em forças ou quartéis diferentes. Porém há outras oportunidades que as Forças Armadas oferecem para o jovem seguir carreira.

E no que diz respeito às tatuagens, salientou-se: “Editais de concurso público não podem estabelecer restrição a pessoas com tatuagem, salvo situações excepcionais, em razão de conteúdo que viole valores constitucionais”.

Antes de tudo, para se tornar um soldado, você passará por um período de 12 meses como recruta. Com isso, terá treinamentos de tiros, atividades de salvamento, entre outras.

Depois de aprovada a incorporação, a empresa que foi adquirida deve ser extinta. Isso é, concluído o processo, a incorporadora absorve todos os patrimônios e funcionários da outra empresa.

O processo de recrutamento do brasileiro para prestação do Serviço Militar Inicial obrigatório é precedido pela convocação e compreende 5 (cinco) fases distintas e sucessivas:

  • 1ª Fase - Alistamento. ...
  • 2ª Fase - Seleção Geral. ...
  • 3ª Fase -Designação. ...
  • 4ª Fase -Seleção Complementar. ...
  • 5ª Fase – Incorporação.

Sendo assim, verifica-se que a obrigação de exigir a apresentação do certificado de reservista não é aplicável a todos os empregadores e sim apenas aqueles que o decreto especifica: empresas públicas ou que necessitam de autorização ou reconhecimento do governo federal, estadual ou municipal.

Caso tenha sido dispensado, deverá possuir o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) ou o Certificado de Isenção (CI). E se tiver prestado o Serviço Militar, o cidadão terá de possuir o Certificado de Reservista de 1ª ou 2ª Categoria.

Ao ser demitido, o empregado tem direito ao saldo de salário até o dia do mês em que trabalhou, além do valor referente às férias disponíveis, aviso prévio indenizado ou trabalhado e mais. Lembrando que esses direitos variam de acordo com os tipos de rescisão de contrato de trabalho.

Por fim, lembre-se de que o militar, temporário ou de carreira, com doença emocional/psiquiátrica que provoque incapacidade temporária para o serviço militar, tem direito às garantias previstas pelo sistema de proteção social: SAÚDE, PENSÃO, REMUNERAÇÃO E ASSISTÊNCIA. Portanto, não tenha medo ou vergonha.

Entrevista básica no recrutamento inicial, como assuntos da sua vida pessoal, região de moradia, emprego dos familiares, qual a motivação para entrada na força e entre outros questionamentos práticos e faceis de responder.

Um excesso de zelo da Brigada Militar quase impediu um candidato de prosseguir nas provas para ingressar na corporação como soldado.

Ele poderá também consultar sua situação no site em que realizou o alistamento ou buscar informações em qualquer Junta de Serviço Militar. Se o alistamento foi realizado de forma presencial, ele tomará conhecimento do local de apresentação pelo servidor público que prestou o atendimento.

Caso tenha sido dispensado, deverá possuir o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) ou o Certificado de Isenção (CI). E se tiver prestado o Serviço Militar, o cidadão terá de possuir o Certificado de Reservista de 1ª ou 2ª Categoria.