O que é ser circuncisão feminina?

Perguntado por: ufigueiredo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

A mutilação genital feminina (MGF) refere-se aos procedimentos que envolvem a remoção parcial ou total dos órgãos genitais externos femininos ou qualquer outra lesão nos órgãos genitais das mulheres sem justificação médica. Tradicionalmente a circuncisão é feita com uma lâmina e sem qualquer anestesia.

21A cirurgia de circuncisão serve para remover o prepúcio (a pele retrátil que recobre a glande, mais conhecida como “cabeça” do pênis). Sua indicação se deve à comprovada redução da incidência de doenças urológicas. Isso porque, a intervenção facilita a higiene da genitália masculina, prevenindo diversas patologias.

Tudo o que vem de fora e entra numa pessoa não faz com que ela fique impura, mas o que sai de dentro, isto é, do coração da pessoa, é que faz com que ela fique impura” (Mc 7.15). Uma boa higiene é muito importante para o corpo humano, para que tenhamos uma vida saudável e equilibrada.

A passagem tem por objetivo principal demonstrar que a circuncisão, como sinal “manifesto na carne” (v. 28), só é vantajosa para quem pratica a Lei (v. 25). O horizonte a partir do qual se avalia o proveito ou não da circuncisão é o escatológico, do encontro definitivo com Deus, que não usa de parcialidade com ninguém.

Nesse sentido, ser incircunciso significava ser incrédulo ou rebelde diante dos princípios divinos. No Antigo Testamento, por exemplo, em várias passagens os próprios israelitas que eram fisicamente circuncidados, são classificados como incircuncisos por causa de sua desobediência e apego a uma vida de pecado.

Enquanto o pênis se acomoda à sua nova conformação após a circuncisão, o paciente sofre aumento da sensibilidade na glande, o que pode gerar incômodos, segundo Autrán. Posteriormente, a pele da glande, que era protegida pelo prepúcio lubrificado, muda ao ficar em contato direto com o ar.

A circuncisão é uma intervenção cirúrgica em que se remove o prepúcio, a pele que cobre a glande. Avança-se para esta técnica quando o orifício do prepúcio é tão estreito e fibroso que não permite a exposição da glande, o que poderá dificultar a micção ou as relações sexuais.

Além da proteção contra o HIV, homens circuncidados apresentam menos infecções pelos papilomavírus, pelo treponema da sífilis e pelos vírus do herpes genital. Os mecanismos através dos quais a circuncisão protege são mal conhecidos.

ESTUDO BÍBLICO 7 Aquilo que vemos e que não vemos
Mesmo que uma pessoa pareça limpa e livre de pecados pelo lado de fora, o seu coração pode não estar limpo. Leia Mateus 23:25-28.

No caso da falta de cuidado corporal, você pode ter infecções de pele, furúnculo, abscessos, dermatites, dentre outras”, exemplifica. O tratamento de água e esgoto é um cuidado de higiene coletiva. Quando não é realizado, algumas doenças infecciosas podem surgir, como diarreia, hepatite e gastroenterite.

O Senhor retira da nossa alma toda sujeira (Lc 5,12-16)

Como é feita a cirurgia de circuncisão? Sob anestesia local é realizada uma incisão sobre o prepúcio e sobre a mucosa, abrangendo também o freio peniano. Em seguida, é removido o excesso de prepúcio, permitindo assim uma exposição completa da glande.

13-41). Sendo assim, “com ostentação ou parcimônia, não importa: todo e qualquer cortejo do circo ofende a Deus” (7.5).

Via de regra, os três termos se referem à cirurgia de retirada do prepúcio, explica o Dr. Henrique. A diferença está na finalidade e na técnica cirúrgica.

substantivo masculino Indivíduo que não passou pelo processo cirúrgico de retirada do prepúcio, da membrana que recobre a extremidade do pênis, a glande; quem não foi alvo de circuncisão. adjetivo Que não foi alvo de circuncisão: paciente incircunciso. Etimologia (origem da palavra incircunciso).

Nos dias de Davi, a circuncisão era o sinal dessa aliança. Assim, quando chamou Golias de incircunciso, Davi estava dizendo: “Esse sujeito pode ser um gigante; ele pode ser forte; mas ele não tem aliança com Deus e é por isso que eu vou derrotá-lo”.

Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? E o povo lhe tornou a falar conforme àquela palavra dizendo: Assim farão ao homem que o ferir. E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui?

Além do HPV, homens circuncidados apresentam uma menor taxa de contaminação por outras infecções sexualmente transmissíveis, tais como cancroide, herpes genital, tricomoníase e HIV.

Divergências científicas sobre os riscos e benefícios da retirada do prepúcio fizeram com que a circuncisão deixasse de ser praticada por prevenção em recém-nascidos, exceto nos Estados Unidos, onde a maioria dos homens tem até hoje a glande descoberta.

Em termos estéticos, a diferença é que o homem circuncidado não terá mais o prepúcio e sua glande ficará sempre exposta, o que dá um visual mais enxuto e delicado ao membro. Algumas pessoas podem ter a impressão que a circuncisão aumenta o tamanho do pênis, o que não é verdade.