O que é ser bluesman?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

O eu-lírico se entende como alguém que é a única pessoa podendo falar de si mesmo, como cada um é quem sabe por tudo o que passa. Porém, acima de tudo, ele completa o conceito do título Bluesman, como alguém que não se encaixa ao que esperam, uma pessoa fora do comum, como o nascimento do blues.

Para batizar sua carreira, o artista escolheu o nome do deus romano do vinho e dos excessos, Baco, e do orixá Exu, considerado mensageiro e guardião em religiões de matriz africana. A “cereja no bolo” é o Blues, que o rapper considera ser o “primeiro ritmo a formar pretos ricos”.

A faixa faz referência a pintura 12 girassóis do pintor Van Gogh. Coincidentemente (ou não) é conhecida por ser a fase mais deprimida do artista. A música retrata a obsessão da tentativa de retratar a forma perfeita de algo que pode murchar a qualquer instante.

A música em questão relata um amor platônico do autor por uma mulher enquanto ele cita a cantora Beyoncé, no qual ele relata estar tendo sonhos eróticos. O autor também relata o sonho de enriquecer e ser parecido com o cantor Jay-Z, que dá o nome ao single.

Em entrevista para o jornalista Rafael Godinho, da revista Quem, Baco contou que pesava em torno de 140 quilos, e hoje possui 94 quilos. Sem uso de procedimentos cirúrgicos, ele se divide na prática de exercício físicos, treinos de boxe e jiu-jitsu, além de dieta e academia.

Baco começou a ganhar popularidade após o lançamento da faixa Sulicídio, composta em 2016 com o rapper Diomedes Chinaski, em que ambos fazem críticas aos cenário nacional do rap, concentrado na região Sudeste, principalmente nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo, reivindicando mais visibilidade para a produção ...

Quando eu falo "Te engravido toda noite só pra ver o sol nascer", é como dizer que eu preciso de alguma coisa pra me apegar pra conseguir viver. A vida é muito urgente, tem muita pressa pra acontecer.

27 anos (11 de janeiro de 1996)

Dionísio

Se para os antigos romanos Baco era o deus do vinho, na Grécia Antiga ele ficou conhecido por Dionísio.

Baco Exu do Blues perpassa de forma acentuada pelo universo religioso, pensando em todos os reflexos da imposição católica e o sincretismo entre o catolicismo e as tradições afro-brasileiras.

Diogo Álvaro Ferreira Moncorvo

O maior sonho de Vincent van Gogh era o de tocar a alma das pessoas da maneira mais profunda e forte o possível e para isso tentou pregar tanto com palavras no meio dos mineradores de carvão na Bélgica, como com tintas e sua explosão de cores no sul da França.

Da perspectiva política, a letra pode ser entendida como o sonho da chegada de um novo tempo de liberdade. Há quem diga, inclusive, que o anjo mencionado na canção seria Stuart Angel, militante morto pelo regime militar e amigo de Alceu Valença.

Perdão de culpa ou ofensa.

Continuar lendo