O que é ser batizado em Cristo Jesus?

Perguntado por: lmendes6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

O batismo consiste em uma breve imersão na água. Essa é a maneira como Jesus Cristo foi batizado. O batismo por imersão é um símbolo sagrado da morte, sepultamento e Ressurreição de Jesus Cristo; representa o fim de sua antiga vida e o início de uma nova vida como discípulo de Jesus Cristo.

O Batismo é um elemento de vital importância para a Igreja Cristã. Através dele, declaramos que estamos arrependidos diante de Deus; que aceitamos Seu projeto de vida e estamos desejosos de fazer parte do Seu Corpo, a Igreja.

O Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos, diz, em Marcos 16:16, que quem crer e for batizado será salvo, sugerindo duas etapas para a salvação: a fé e a ação. Contudo, trata-se de um assunto polêmico, pois no verso seguinte é dito que quem não crer será condenado, sem citar o batismo.

Atos 8:36-38 NVT
O que me impede de ser batizado?”. Filipe disse: “Nada o impede, se você crê de todo o coração”.

O batismo é um mandamento
Embora Jesus tenha vivido uma vida perfeita e sem pecados, Ele também foi batizado para “cumprir toda a justiça” (Mateus 3:15). Ao ser batizado, Jesus demonstrou a todos os filhos de Deus que “[seria] obediente [ao Pai] na observância de seus mandamentos” (2 Néfi 31:7).

O batismo por imersão é um perfeito simbolismo, não só da lavagem dos pecados, mas também da morte, do sepultamento e da ressurreição. O batismo significa o fim de seu antigo estilo de vida e o nascimento para uma vida com o compromisso de seguir o exemplo de Jesus.

O batismo é um ato simbólico. “Simboliza a morte, o sepultamento e a ressurreição e só pode ser realizado por imersão” (Bible Dictionary, “Baptism”). A imersão na água representa a morte e o sepultamento de Jesus Cristo, mas também representa a morte de nosso eu natural (ver Romanos 6:3–6).

Quem crer e for batizado será salvo e quem não crer será condenado, diz Jesus neste Evangelho. Crer, portanto, é a primeira condição para que possamos aderir ao projeto de salvação de Deus. Por isso, o Evangelho de hoje nos propõe assumir a vida nova que Jesus Cristo veio nos trazer pela fé e conversão.

É através do batismo que nos tornamos membros do corpo de Cristo, a Igreja; neste momento somos incorporados a Cristo e, então, tem início nosso caminho de salvação, dirigido pelo Espírito Santo. Nosso destino está ligado ao destino de Cristo.

O Batismo é um momento de celebração para a família e amigos próximos, é também ocasião de comunhão entre as pessoas que convivem com a criança. Sendo um dos Sacramentos da Igreja Católica, o Batismo está relacionado ao desejo dos pais de que a criança receba uma benção que a inicia na religiosidade.

Uma vez que o batismo nas águas aconteceu, com aquela pessoa verdadeiramente se entregando ao Senhor Jesus, Ele também Se entrega ao batizado. “O batismo no Espírito Santo significa confirmação de Deus”, relata o bispo.

A resposta é SIM!

Pais e padrinhos que, sistematicamente, não frequentam a igreja católica ou frequentam outras crenças religiosas não católica, não devem batizar seus filhos ou aceitar serem padrinhos na igreja católica.

A expressão "batismo nas águas" remete para o ato de uma pessoa declarar publicamente a sua fé em Jesus, indicando a sua vontade de ser obediente a Deus durante a sua vida.