O que é ser balconista?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

O que faz um balconista? O balconista é o profissional que realiza o primeiro atendimento ao clientes pessoalmente ou por telefone em lojas, hotéis, restaurantes etc. Além disso, ele anota os pedidos, as encomendas, demonstra produtos e efetua as vendas internas.

Salários do cargo de Balconista – Brasil
A média salarial de Balconista é de R$ 2.695 por mês nessa localidade (Brasil). A remuneração variável de Balconista em Brasil é de R$ 1.095, variando entre R$ 400 e R$ 7.200.

Uma pessoa que trabalha no balcão seria " balconista", certo? e uma pessoa que trabalha atendendo é atendente.

Balconista é o empregado ou colaborador que trabalha no balcão da farmácia. Vendedor é aquele que usa técnicas de persuasão para vender; que tem como função informar sobre um produto e que presta um atendimento de qualidade.

Isso pode incluir educação, experiência de trabalho anterior, certificações e habilidades técnicas. Você também pode incluir habilidades sociais e traços de personalidade que você prevê para uma contratação bem-sucedida.

A carga horária pode variar entre 44 e 50 horas semanais.

O perfil ideal para um balconista

  1. Saber ler e escrever;
  2. Gostar de se comunicar;
  3. Saber atender o público;
  4. Ter noções de informática;
  5. Gostar de trabalhar com almoxarifado;
  6. Gostar de trabalhar com administração;
  7. Ter bom raciocínio lógico;
  8. Ser ágil.

A remuneração variável de Balconista Padaria em Brasil é de R$ 1.800, variando entre R$ 1.200 e R$ 6.456.

Hoje um Atendente Balconista ganha em média R$ 1.505,30 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

O Atendente é o responsável pelo atendimento - pessoal ou telefônico - garantindo o suporte necessário ao cliente. E durante esse processo de atendimento, ele esclarece e dá apoio em dúvidas, faz registro de reclamações, fechamento de vendas e etc.

Atua com atendimento ao cliente, recepciona, apresenta os produtos, realiza a organização de prateleiras, estocagem e organização do local. Faz a recepção de mercadorias e esclarecimento de dúvidas. Zela pelo bom atendimento, eficiência e produtividade.

CBO 521140 - Atendente de lojas e mercados - Classificação Brasileira de Ocupações.

O atendente atua com atendimento ao cliente, recepciona, apresenta os produtos, realiza a organização de prateleiras, estocagem e organização do local, Já a recepcionista realiza o atendimento ao cliente, presta informações e recebe visitantes para encaminhamento aos funcionários da empresa para que seja mais cômodo ...

Suas principais funções incluem acolher bem os clientes, orientá-los sobre os produtos e serviços oferecidos, resolver problemas, esclarecer dúvidas, prestar informações, realizar vendas, emitir notas fiscais, organizar o ambiente de trabalho e efetuar o fechamento do caixa.

Atender clientes no balcão, identificando suas necessidades e orientando-os com todas as informações necessárias sobre os produtos disponíveis e sua adequada utilização. Observar as práticas da concorrência quanto a preços, ofertas, etc., apresentado sugestões para incrementar as vendas.

Perceberam alguma diferença? O atendente senta na cadeira e espera o pedido. Atende e oferece os produtos do guia de referência e tenta ganhar pelo preço. Já o vendedor/consultor, entrevista, analisa, tenta entender a necessidade do cliente.

Utensílios e equipamentos: funções, características, utilização e conservação. Preparo de bebidas (café, suco, chá e bebidas geladas). Preparo de lanches e suas finalizações. Manipulação de maquinas de café.