O que é ser amigo de Deus?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

O que significa ser amigo de Deus? Ser chamado de amigo de Deus significa estar nas boas graças de Deus. Jesus disse que havia entregado a verdade e o entendimento aos discípulos (João 15:15), e eles não apenas a aceitaram, mas também a abraçaram completamente.

Abraão creu em Deus, e isso lhe foi atribuído como justiça, e ele foi chamado amigo de Deus” (Tiago 2.23). Que privilégio e que honra ser chamado por Deus de “amigo”! Todos gostam de ser amigos de pessoas ilustres e nobres. Mas, em toda a História da Humanidade, o único homem a quem Deus chamou de amigo foi Abraão.

Este versículo em outras versões da Bíblia
Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. 4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

Ter um amigo de fé vale mais que as riquezas, a ciência ou as honras, segundo a Bíblia. Por isso, prezar pela amizade cristã é uma forma de cultivar boas virtudes e compartilhar objetivos semelhantes. Além disso, amizades assim são caminhos para manter viva a espiritualidade.

A amizade é tão importante que o próprio Jesus se apresenta como amigo: “Já não vos chamo servos (…), a vós chamei-vos amigos” (Jo 15, 15). Com a graça que Ele nos dá, ficamos tão elevados que somos realmente seus amigos. Com o mesmo amor que Ele derrama em nós podemos amá-lo, e estender o seu amor aos outros.

Foram eles André, João, Simão Pedro, Filipe, Natanael, Tiago e Levi Mateus.

4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do amundo é binimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. 5 Ou supondes vós que em vão diz a escritura: O espírito que em nós habita tem desejo de inveja?

Amigo é o nome que se dá a um indivíduo que mantém um relacionamento de afeto, consideração e respeito por outra pessoa. O amigo é aquele que possui uma grande afeição por uma ou mais pessoas, que é leal, que protege e faz o possível para ajudar sempre.

Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. João 15:14,15. Que tenhamos uma vida de intima amizade com Deus!

No evangelho de João, o discípulo amado surge como um amigo íntimo e pessoal do Senhor. Com Marta, Lázaro e Maria, João é descrito claramente nesse evangelho como alguém a quem Jesus amava (ver João 11:3, 5).

Resposta. Na ótica do Senhor Jesus, a diferença é que o servo não é informado a respeito do que está fazendo o seu senhor, ao passo que o amigo é o confidente, aquele que goza da confiança de alguém e deste recebe informações, que podem até ser sigilosas.

Com razão, ele diz que “um amigo fiel é poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro. Não há nada que se compare, é um bem inestimável. Um amigo fiel é um bálsamo de vida.” (Ecl 6, 14).

3 Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.

“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Tiago 4:4.

Os Amigos de Deus (em alemão: Gottesfreunde) foi uma confraria mística composta de religiosos e leigos da Idade Média e o principal polo da mística católica alemã. A fundação da confraria remonta aos anos entre 1339 e 1343, na cidade de Basileia, Suíça.

Continuar lendo O que é amigo Talarica?