O que é sequência temporal na educação infantil?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

O objetivo é ordenar as sequências por sucessão no tempo. Logo, a criança deve usar a lógica para identificar o que ocorre primeiro em cada uma das sequências propostas. No geral, as crianças se divertem muito com esses tipo de atividade, já que traz exemplos de situações cotidianas.

Ao trabalharmos as sequências lógicas ou temporais com as crianças, fomentamos o desenvolvimento da capacidade infantil de ordenar as sequências, podendo, assim, estruturar a passagem do tempo em sua mente.

Desenvolve a coordenação motora, percepção visual, pensamento lógico, criatividade, estruturação tempo-espacial, previsão de situações, e associação de ideias sendo de uma maneira fácil e muito divertida.

Compartilho com vocês uma atividade de sequência lógica infantil, também conhecida como sequência temporal. O objetivo é ordenar as sequências por sucessão no tempo. Logo, a criança deve usar a lógica para identificar o que ocorre primeiro em cada uma das sequências propostas.

Orientação temporal: capacidade de processar informações relativas ao dia, hora, mês, ano, festividades, estações do ano, momento adequado de agir, etc. Orientação espacial: capacidade de processar informaçõ.

Etapas da estruturação temporal. Duração — percepção da duração de atividades em relação ao tempo. Ordem — se relaciona com a percepção e a memória (antes, durante, depois, agora). Sucessão — classificação cronológica (o que vem primeiro).

1. Amostragem temporal: é a divisão da imagem em fotogramas ou quadros (“frames”) sucessivos, como ocorre no cinema; 2. Amostragem Espacial (Varredura ou "Raster Scan"): a divisão da imagem em linhas paralelas, ao longo das quais é feita a medida da luminosidade.

Os jogos e os livros também são estimulantes para a percepção temporal. Outra atividade muito interessante é ler uma história, antes da criança ir dormir, uma vez que a ação desenrola-se com momentos marcantes, no início, meio e fim.

Itens para fazer uma sequência didática:
Habilidades da BNCC (ou do currículo do seu sistema de ensino); Tempo de duração desta sequência; Forma de organização da turma; Descrição das aulas pensando em introdução, desenvolvimento e conclusão.

A receita para que a sua sequência seja um sucesso é bem simples: valorizar os conhecimentos prévios dos alunos; entender as suas dúvidas e demandas; fazer uso de conteúdos relacionados ao seu cotidiano, interativos e dinâmicos; colocar tudo isso em um bom planejamento estratégico e pronto!

Uma Sequência Didática, mais conhecida como SD, nada mais é que uma forma de organizar, metodologicamente, de forma sequencial, a execução das atividades. Elas ajudam a melhorar a educação e a interação do professor e aluno, e deste com os demais colegas, em relação aos assuntos propostos pela BNCC e com seu entorno.

Como desenvolver o raciocínio lógico infantil?

  1. Incentive o contato com a leitura. O hábito da leitura é uma importante ferramenta na construção de um bom raciocínio lógico. ...
  2. Permitir o uso de jogos eletrônicos. ...
  3. Promover brincadeiras de montar. ...
  4. Apresentar os jogos da memória. ...
  5. Pense em quebra-cabeças. ...
  6. Faça sessões de cinema.
  1. Exemplo 1. A sequência numérica proposta envolve multiplicações por 4. 6 x 4 = 24. 24 x 4 = 96. ...
  2. Exemplo 2. A diferença entre os números vai aumentando 1 unidade. 13 – 10 = 3. 17 – 13 = 4. ...
  3. Exemplo 3. Multiplicar os números sempre por 3. 1 x 3 = 3. ...
  4. Exemplo 4. A diferença entre os números vai aumentando 2 unidades. 24 – 22 = 2.

O “Sequência lógica trânsito” é um divertido jogo, que trabalha a sequência de acontecimentos que acontecem no trânsito e constitui uma importante ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio lógico. Ideal para crianças a partir de 3 anos, estimula a criatividade, a oralidade e a produção de texto.