O que é sequência lógica na educação infantil?

Perguntado por: rmoraes9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Os jogos de sequência lógica são ideais para ativar o raciocínio lógico infantil. Isso pode ser feito por meio de brincadeiras com figuras, que devem ser colocadas em uma determinada ordem que faça sentido.

Ao trabalharmos as sequências lógicas ou temporais com as crianças, fomentamos o desenvolvimento da capacidade infantil de ordenar as sequências, podendo, assim, estruturar a passagem do tempo em sua mente.

Os estudos matemáticos ligados aos fundamentos lógicos contribuem no desenvolvimento cognitivo dos alunos, induzindo a organização do pensamento e das ideias, na formação de conceitos básicos, assimilação de regras matemáticas, construção de fórmulas e expressões aritméticas e algébricas.

Quais são as 8 melhores atividades que estimulam a lógica?

  1. Jogos de sequência lógica. Existem alguns passatempos que são voltados especialmente para despertar a habilidade de raciocinar, como os jogos de sequência lógica. ...
  2. Quebra-cabeças. ...
  3. Jogos de tabuleiros. ...
  4. Videogames. ...
  5. Aulas de programação. ...
  6. Música. ...
  7. Leitura. ...
  8. Mímica.

As operações lógicas fundamentais são: negação, conjunção, disjunção, condicional e bicondicional.

Sequência é uma lista de números organizados em ordem. Exemplos de sequência numérica: Sequência decrescente dos divisores de 20: (20, 10, 5, 4, 2, 1). Sequência de números ímpares: (1, 3, 5, 7,…).

Uma sequência é caracterizada pelo ordem de seus elementos: há um primeiro elemento, um segundo elemento, etc., um último elemento. (Exemplo: a sequência de dígitos de um número de telefone.)

Sequência numérica é uma sucessão de números que geralmente possui uma lei de formação, com especificidades, como a sequência de números pares, ou de números primos etc. Os dominós formam a sequência 6,5,4,3,2,1,0.

A receita para que a sua sequência seja um sucesso é bem simples: valorizar os conhecimentos prévios dos alunos; entender as suas dúvidas e demandas; fazer uso de conteúdos relacionados ao seu cotidiano, interativos e dinâmicos; colocar tudo isso em um bom planejamento estratégico e pronto!

A lógica é uma área da filosofia que visa estudar a estrutura formal dos enunciados (proposições) e suas regras. Em suma, a lógica serve para se pensar corretamente, sendo assim, uma ferramenta do correto pensar. Lógica tem origem na palavra grega logos, que significa razão, argumentação ou fala.

Raciocínio lógico, noção de grandeza e quantidade, por exemplo, são habilidades úteis para isso. Quando abordamos a numeracia na educação infantil, estamos estimulamos o desenvolvimento da habilidade de trabalhar, estimular e estruturar o raciocínio no meio em que a criança está inserida.

Trata-se de uma linguagem formal cujo objetivo é representar trechos de discurso de uma maneira precisa e sem ambiguidades. Dito de outra forma, a Lógica Clássica Proposicional (vamos chamar de LCP daqui por diante) é um formalismo composto por: Linguagem formal: usada para representar conhecimento.

Algumas opções interessantes são:

  • dama;
  • xadrez;
  • sudoku;
  • banco imobiliário;
  • batalha naval;
  • jogo da velha.

A lógica serve como manual de regras, portanto. No nosso cotidiano, a lógica nos ajuda a não aceitar passivamente contradições em discursos, assim como nos ajuda a identificar falácias em debates e a identificar, por indução e dedução, hipóteses científicas válidas.

Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.

Lógica de Aristóteles

  • Princípio de Identidade: A é A;
  • Princípio de não contradição: é impossível A é A e não-A ao mesmo tempo;
  • Princípio do terceiro excluído: A é x ou não-x, não há terceira possibilidade.

Em toda a sequência numérica temos o n-ésimo termo, também chamado de termo geral (an) . O termo geral da sequência numérica pode ser encontrado por meio de uma lei de formação, que é uma função com a qual conseguimos encontrar todos os termos da sequência numérica.