O que é sentir-se humilhado?

Perguntado por: oximenes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

A humilhação está estreitamente vinculada ao sentimento de inferioridade existente em todo ser humano. Se um indivíduo se sente humilhado é porque alguém, através de algum ato o fez sentir-se inferior. Este sentimento de inferioridade é parte integrante dos conteúdos inconscientes de nossa formação.

Um ato de humilhação no trabalho pode assumir muitas formas, incluindo ridicularização, insultos, zombaria, sarcasmo, críticas públicas, piadas de mau gosto, entre outros. Qualquer comportamento que afete negativamente a autoestima e a dignidade do funcionário pode ser considerado um ato de humilhação.

Entre as formas de humilhações existem as “domesticadas”, as “ritualizadas” e as “violentadoras” (LA TAILLE, 2000; 2002). A humilhação “domesticada” caracteriza-se por sua brevidade e por ser compatível com as relações de amizade, pois mantém-se no nível de tolerância da pessoa-alvo e da própria sociedade.

O ato de se humilhar consiste em um ato de submissão, e por isso está relacionado com alguém que deseja viver de acordo com a vontade de Deus.

O sentimento de humilhação resulta de uma ofensa, de um ataque ao ser, à sua condição de existência como indivíduo ou membro de um grupo. Ocasiona múltiplos efeitos na subjetividade, desde o silêncio constrangedor do humilhado, até revoltas e insurreições coletivas.

Numa palavra: Uma pessoa com esta necessidade tem um complexo de inferioridade. Se precisa humilhar o outro é porque teme e também admira esse outro. Como admira e, no fundo, valoriza essa pessoa e como é insegura tenta humilhar e inferiorizar o outro para não haver competição.

Este versículo em outras versões da Bíblia
12 Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado.

Como se chama uma pessoa que gosta de ser humilhada? Conhecidas como masoquistas, essas pessoas apresentam comportamentos autodestrutivos e buscam na dor uma maneira de preencher sua necessidade por amor e prazer. Para isso, o masoquista se autoflagela ou provoca situações para ser humilhado e explorado.

O SENHOR ergue os humildes, mas rebaixa os ímpios até o chão. Portanto, todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. Portanto, todo o que se promove será envergonhado; mas o que a si mesmo se humilha receberá exaltação”.

O humilde é aquele que SE coloca em seu lugar; o humilhado É colocado pelos outros em seu devido lugar. Então, quando erramos, o mais honesto a fazer é aceitar o erro. Mais vale um coração aliviado pela aceitação, do que um outro cheio de si, de mentiras e enganando-se a si mesmo.

No caso de danos morais no ambiente de trabalho, as provas utilizadas podem ser gravações, fotografias, e-mails, mensagens de celular, testemunhas. É preciso demonstrar que as atitudes ocorreram e que causaram abalos psíquicos e/ou físicos ao empregado. Laudos de psicólogos e/ou médicos também podem comprovar os danos.

Humilhado é aquele que não pode corresponder com a mesma violência. A humilhação vale para indivíduos, mas marca o caráter das instituições. Espinosa disse em seu Tratado Teológico-Político que governantes e sacerdotes precisam da tristeza de seus súditos.

Ocorre por meio de comportamentos com o objetivo de humilhar, ofender, ridicularizar, inferiorizar, culpabilizar, amedrontar, punir ou desestabilizar emocionalmente os trabalhadores, colocando em risco a sua saúde física e psicológica, além de afetar o seu desempenho e o próprio ambiente de trabalho.

Elias vê Acabe se humilhar a Deus e recebe mensagem do Senhor - RecordTV - R7 Jezabel.