O que é sentir orgulho de uma pessoa?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Orgulho é um sentimento gerado pelo reconhecimento do valor de uma pessoa ou de algo, em geral, relativa a si próprio ou a alguma conquista pessoal. A palavra é repleta de sentido e pode ter uma conotação positiva ou negativa, dependendo do contexto e do sentimento que representa.

O orgulho pessoal está intimamente relacionado com a autoestima. Assim, quando você conhece o seu valor, é muito mais simples estabelecer limites e perder o medo da rejeição ou do abandono. O orgulho pessoal motiva as pessoas a perseverar, mesmo quando antecipam obstáculos ou custos a curto prazo.

A pessoa orgulhosa no amor não consegue reconhecer os próprios erros, acha que o outro está sempre errado e acaba levando o relacionamento ao desgaste por causa desse comportamento. Mas se você quer mudar esse comportamento, comece a mudar as suas atitudes dentro da relação.

Perigos do orgulho em excesso
O resultado é a arrogância. Nas palavras do autor, a atitude de usar o conhecimento para não conhecer, afasta-se da verdade. Por isso, o orgulho é considerado tão ruim para uma pessoa.

O cerne do orgulho é a inimizade para com Deus e para com nossos semelhantes. O orgulho é um pecado muito mal compreendido, e muitos pecam por ignorância (ver Mosias 3:11; 3 Néfi 6:18). Nas escrituras, o orgulho nunca é considerado justo — sempre é pecado.

Existem dois tipos de orgulho: o Orgulho Autêntico e o Orgulho Arrogante.

Na psicologia foram definidos dois tipos de orgulho, o positivo e o negativo. O orgulho positivo é chamado de autoestima e autoconfiança, e o negativo é chamado de soberba.

Dicas para diminuir com o orgulho no relacionamento

  1. Entenda a origem deste comportamento. Faça uma autoavaliação do porque seu orgulho atinge níveis altos o bastante para interferir nos seus relacionamentos. ...
  2. Pondere os pontos. ...
  3. Dê o braço a torcer. ...
  4. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Quem ama sente orgulho da pessoa amada. Admira-a. Não posso imaginar um amor sem admiração, assim como não posso conceber um amor que não seja declarado. Eu gosto do amor que não tem medo do ridículo.

Orgulho é a satisfação em fazer algo. Já a arrogância é a postura de quem entende que aquilo que fez ou tem é superior a tudo.

Os indivíduos orgulhosos adoram assumir o controle e manter autonomia, portanto, você poderá seduzi-los se pedirmos a opinião deles. Pergunte o que o outro pensa como sinal de respeito — todo mundo reage bem a isso! Pedir ajuda também pode ser uma forma de ajudar a pessoa orgulhosa a lidar com o próprio orgulho.

6. Orgulho ferido = ferida emocional. A pessoa é tão orgulhosa, mas tão orgulhosa, que qualquer situação que fira seu orgulho torna-se uma questão de morte. Saber desapegar desse sentimento tão voltado no "EU" nos ajuda a minimizar a importância de críticas, ofensas, desavenças e intrigas na nossa vida.

A pessoa que é muito orgulhosa geralmente se acha melhor que os outros, não admite seus próprios erros, não pede desculpas, acha que está sempre certa, sempre tem a palavra final, não aceita a opinião do outro e quer sempre ter razão.

Esse pecado se torna particularmente terrível por que ninguém costuma ser punido ou disciplinado por ser orgulhoso, e dessa forma persiste no erro, o orgulho não causa escândalo, e exatamente por isso vai crescendo como um verme mortal, corroendo a alma.