O que é sentar em W?

Perguntado por: lbelem2 . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

O sentar em W refere-se à postura na qual a criança, quando sentada ao chão, posiciona as pernas em forma de W. Esse sentar é uma das posturas que as crianças assumem ao brincar, porém ela se torna um problema quando só se senta assim. A criança deve passar por varias posições sentada durante o brincar.

Ficar muito tempo sentado com as pernas cruzadas aumenta a chance de escoliose (alinhamento anormal da coluna) e outras deformidades. Também pode causar a síndrome da dor trocantérica maior, uma condição comum e dolorosa que afeta o lado externo do quadril e da coxa.

"Ficar com as pernas para cima melhora a circulação", diz. Segundo ela, a posição reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca, o que facilita o relaxamento. Funções cognitivas, como memória e atenção, também são beneficiadas com a dormida provisória.

A maioria dos pediatras orienta que até os seis meses de vida não deve ser oferecida água ao bebê ou qualquer outro líquido. O leite materno possui teor de sais minerais equilibrado o que o torna fonte natural de hidratação para o bebê1.

O que prejudica a coluna do bebê? Como a coluna do bebê é muito flexível, qualquer movimento brusco pode causar problemas para o bebê. Desta forma, chacoalhar, sacudir, jogar para cima e colocar o bebê em uma posição que force a coluna, pode ser muito prejudicial para a saúde da criança.

doze meses

Geralmente, o bebê começa a engatinhar entre os seis e doze meses. Porém, é importante ter em mente que cada criança tem um ritmo de desenvolvimento próprio, ou seja, alguns ficam por muito tempo engatinhando antes de andar e outros passam mais rapidamente por essa fase.

A espinha precisa estar alinhada, respeitando as três curvaturas anatômicas: cervical, torácica (meio das costas) e lombar. Ao sentar, as costas devem estar eretas, os ombros para trás e os glúteos encostados na parte posterior da cadeira.

A criança deve se sentar com as pernas esticadas ou cruzadas, posição conhecida como "perna de índio". A criança deve se sentar ereta, com as costas apoiadas na cadeira, com os pés apoiados no chão e pernas formando um ângulo de 90º. Caso não alcance os pés no chão, uma caixa deve ser utilizada como apoio.

Ao se sentar, seja em casa ou em um ambiente com pessoas diferentes, como um restaurante, é importante lembrar de ter uma boa postura. Para isso, procure sempre deixar as costas alinhadas com o encosto da cadeira, mantendo o cóccix – osso localizado na parte inferior da coluna – bem próximo também do “fim da cadeira”.

Abraçando um travesseiro ou objeto: Muitas pessoas precisam dormir abraçadas com algo – travesseiro ou bichinho de pelúcia – para descansar, mas isso não significa que sejam inseguras, pelo contrário, essa postura mostra uma pessoa confiante e boa para o diálogo.

As mãos sob a cabeça somados à barriga para baixo podem expressar um segredo guardado, algum tipo de receio ou medo de ser mal compreendido. Mesmo que a pessoa demonstre firmeza e seriedade durante o dia, ao dormir em posição fetal ela se revela sensível.

Antigamente, quando os corpos dos falecidos eram velados em casa (no quarto), os pés eram a primeira parte a sair da divisão assim que os corpos eram retirados. Ou seja, existem crenças que vão mais longe e acreditem que dormir com os pés virados para a porta atrai, de alguma forma, a morte.

Até que o bebê tenha pelo menos 6 meses de idade, somente dê leite materno para ele. E mesmo com o início da introdução alimentar, siga amamentando. E lembre-se que o bebê não pode comer papinha aos 3 meses.

Em resumo. Sempre que me perguntam se bebê pode tomar suco a minha resposta é bem simples: não, bebê não pode tomar suco. Até 1 ano as frutas oferecidas ao bebê devem ser raspadas, amassadas ou cortadas em pedaços e nunca em forma de sucos. Inclusive essa é a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria.