O que é sensor ESP?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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O ESP 360 E é um sensor de presença para iluminação, que acende e apaga as luzes ao detectar movimento, compatível com qualquer tipo de lâmpada.

A segunda situação na qual o ESP pode ser desativado é ao participar de um track day em pista fechada, quando é desejável ter o carro mais "na mão". "Nesse caso, é até bem-vindo desligar, porque a tecnologia interfere demais no comportamento do carro, por interpretar risco de acidente".

De qualquer maneira, é aconselhável não desligar o ESC/ESP. Mesmo assim, há casos específicos em que essa prática é necessária, como dirigir em estradas com neve profunda, areia fofa ou algumas situações de off-road, nas quais o pneu precisa derrapar um pouco até encontrar um terreno firme que forneça tração.

para aprimorar a segurança e dirigibilidade, como o trio de salva-vidas eletrônicos formado pelo sistema antitravamento dos freios (ABS), controle eletrônico de tração (ASR) e programa eletrônico de estabilidade (ESP) – este último passará a ser obrigatório para 100% dos veículos leves novos no Brasil em 2022.

Se esta luz acender e permanecer acesa com o carro em movimento, há duas possibilidades: o sistema de controle eletrônico de estabilidade (geralmente denominado ESP) foi desligado ou sofreu alguma avaria, que o fará permanecer desativado até uma verificação.

A ação do controle de estabilidade acontece em frações de segundo! Por isso, o motorista nem consegue perceber quando ele age, mesmo quando continua pressionando o acelerador. A única ação diferente que ocorre com o veículo quando o sistema está funcionando, é a luz que acende no painel.

Quais peças fazem o carro ficar estável? O conjunto de suspensão é o principal sistema que garante a estabilidade do veículo.

TPMS: monitoramento direto
O monitoramento direto da pressão dos pneus, identificado pela sigla TPMS, é o sistema onde existe, de fato, um sensor individual dentro de cada pneu – montado diretamente na roda, na região da válvula.

Por outro lado, se o controle de tração é desligado, o carro pode desperdiçar energia quando os pneus giram em falso sobre o piso escorregadio, consumindo combustível extra neste processo.

A luz do carrinho derrapando representa o controle eletrônico de estabilidade (ESC) e fica acesa enquanto o sistema está ativo no veículo. Esse controle tem função de corrigir a trajetória do veículo e assume o comando do acelerador e do freio, por exemplo, para pôr o veículo de volta à rota adequada.

Para que serve o controle de tração? O controle da tração, ou do inglês Anti Slip-Regulation o ASR, é um sistema que permite que a tração seja distribuída entre todas as rodas evitando com que as rodas do veículo girem livres, evitando o “destracionamento”.

Sensor de ângulo de esterçamento do volante: capta o quanto o volante foi esterçado pelo motorista para uma determinada trajetória, enviando essas informações para o módulo central; . Sensor de rotação do veículo: interpreta qual foi o giro do carro em relação ao solo.

Com o controle automático de descidas, por exemplo, o motorista não precisa pisar no acelerador nem no freio para manter uma velocidade constante em declives acentuados, basta apertar um botão no console – veja o vídeo.

ASR, da sigla em inglês “Anti Slip-Regulation”, corresponde ao controle de tração do veículo. Esse sistema, também chamado em alguns locais de TCS, da sigla em inglês “Traction Control System”, tem como função controlar uma série de mecanismos para que o automóvel não perca o controle por excesso ou falta de tração.

Com essa finalidade, podemos citar os sistemas ABS (Anti-lock Braking System), ASR (Anti Slip Regulation), ESP (Electronic Stability Program), AEB (Autonomous Emergency Braking), TVC (Torque Vectoring Control) e outros equipamentos que melhoram o controle do veículo.

O controle de estabilidade é um sistema de segurança veicular que auxilia o motorista em situações críticas no trânsito. A tecnologia detecta desvios na trajetória do veículo e atua para corrigi-los. Nos próximos anos, o sistema deve se tornar obrigatório para todos os carros produzidos no país.

Existem alguns destes novos dispositivos eletrônicos de segurança que permitem serem desligados pelo motorista, para isso basta acionar um botão no painel. Um deles é o ESC ou ESP, o controle de estabilidade.

Você pode desligar a luz de fundo do controle remoto. Pressione e mantenha pressionado o botão VOL - e o botão HOME no controle remoto ao mesmo tempo por 2 segundos.

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