O que é sensação sonora?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

As características fundamentais da sensação auditiva são: a sonoridade, a tonalidade e o timbre. A sonoridade é a sensação de intensidade: permite-nos afirmar se o som é mais forte ou mais fraco. A tonalidade é a sensação ligada à frequência: Permite-nos saber se o som é mais agudo ou mais grave.

A chegada da informação sonora no cérebro se dá na área cortical conhecida como córtex primário auditivo. Esta área não apenas recebe as fibras aferentes como fibras ao tálamo e se comunica com outras áreas do córtex responsável pelo processamento das informações permitindo a percepção, por exemplo, do significado.

O som é produzido por vibrações transmitidas para o ar. Essas vibrações geram regiões de compressão e rarefação dos gases atmosféricos que se intercalam periodicamente, de acordo com a frequência da fonte que produz as vibrações.

O estímulo sonoro é uma vibração (ver capítulo"O que eu ouço") que é codificado na cóclea (ouvido interno auditivo) e transmitido ao cérebro pelo nervo auditivo.

Audição é o sentido que nos permite captar os sons à nossa volta. O órgão responsável por nos garantir essa importante capacidade é a orelha, a qual pode ser dividida em orelha externa, orelha média e orelha interna. A orelha externa consiste no pavilhão auricular e no canal auditivo.

É por meio da altura que podemos distinguir um som agudo (fininho, alto), de um grave (grosso, baixo). A altura de um som musical depende do número de vibrações. As vibrações rápidas produzem sons agudos e os lentos sons graves.

O som corresponde às vibrações, originadas por alterações na pressão, que se propagam através de meios elásticos. Já o ruído, ou barulho, é definido como a presença de sons indesejáveis, fonte da poluição sonora.

onda mecânica

O som é classificado como uma onda mecânica (precisa de um meio de propagação), longitudinal (possui a propagação paralela à vibração) e tridimensional (propaga-se em todas as dimensões).

São classificadas como percepções simples a percepção visual, auditiva, tátil, olfativa e gustativa e proprioceptiva ou cinestésica. Percepção visual é a habilidade de reconhecer e discriminar diferentes estímulos visuais, interpretando-os e, posteriormente, associando-os a experiências prévias.

O cérebro humano utiliza algumas indicações, como a comparação do sinal recebido por cada ouvido, para perceber e identificar os sons a sua volta, bem como sua localização no espaço. Para localizar a posição de uma fonte sonora, os sons são captados pelo sistema auditivo e levados ao cérebro, onde são decodificados.

As habilidades de processamento auditivo são funções do sistema nervoso auditivo central executadas para compreendermos e utilizarmos os sons que recebemos, de maneira eficiente e efetiva.

São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.

O som desempenha um papel importante em todas as atividades humanas e as aplicações da acústica são encontradas em praticamente todos os aspetos da sociedade. O ambiente sonoro é um componente essencial do nosso equilíbrio, moldando o nosso comportamento individual e coletivo.

o som, após atingir a orelha, é encaminhado para dentro do canal auditivo, local onde está localizado o tímpano (membrana timpânica). o som provoca uma vibração no tímpano, que, por sua vez, repassa-a para três ossículos (martelo, bigorna e estribo), que a amplificam em até 22 vezes.

O Que São Efeitos de Áudio?

  • Efeitos de modulação – coro, Tremolo, Flanger e Phaser.
  • Efeitos baseados no tempo – Reverb, Delay e Echo.
  • Efeitos de espectro – EQ e Panning.
  • Efeitos dinâmicos – Compressão e Distorção.
  • Filtro.