O que é semiótica exemplos?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

É uma representação visual que se dá por semelhança. Por exemplo: o desenho que uma criança faz da sua família e vai parar na porta da geladeira é uma representação semelhante às pessoas que existem de verdade no mundo.

A semiótica é a ciência de todas as linguagens e tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis, ou seja, faz o exame dos modos de constituição de todo e qualquer fenômeno como sendo de produção de significação e sentido.

Para o designer, a semiótica pode ser aplicada de forma estratégica dentro dos projetos, principalmente em projetos de identidade visual. Semiótica é a ciência dos signos e de seus processos significativos, ou seja, estuda todos os meios que o homem se comunica, sejam eles linguagens verbais ou não verbais.

Ela pode ser aplicada ao analisar e interpretar palavras, sons, vídeos e imagens. Por isso, no design ela é tão importante, já que é utilizada para atribuir valor e sentido aos estímulos visuais trabalhados.

OUTROS OLHARES À TRÍADE SEMIÓTICA
Como se observa na obra de Lopes (1977), assim como Peirce, Morris ocupou-se em descrever o estudo dos signos em três pontos de vista: com o próprio signo, o objeto e o interpretante, ou como preferia, o sintático, o semântico e o pragmático.

A semiótica visual é o estudo das imagens como signos. Embora não seja uma área nova para o design, seus conhecimentos aplicados em peças gráficas passam sempre por reavaliações de acordo com tendências do mercado. No design de produtos, os desafios são ainda maiores para a aplicação da semiótica visual.

É um signo visual (uma imagem) que representa um objeto ou coisa por semelhança já que possui as mesma características que o objeto.

Os signos podem ser verbais (as palavras) ou não verbais (gestos, símbolos, cores, até o tom de voz). Repare que em um anúncio de sorvetes, por exemplo, há, normalmente, sol e uma luz alaranjada, signos que representam o calor.

Os signos visuais, como meios de comunicação visual, podem assumir categorias diferentes de acordo com o seu significado:

  • Índice, ou indício.
  • Sinal.
  • Ícone.
  • Símbolo.
  • Pictograma.

ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA – desenvolver análise e avaliação, durante leitura e produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das formas de composição dos textos, sua situação de produção, e seus efeitos de sentido, para, entre outras coisas, mobilizar conhecimentos ortográficos, sintáticos, discursivos ...

O conceito alfabetização semiótica considera a expansão da escrita no contexto cultural em processo de expansão. Afirmar que a nossa cultura está em expansão é compreendê- la como um texto estruturado em sistemas dialógicos, processuais, constituído por linguagens de diferentes codificações.

O jogo simbólico é uma das formas de manifestação da função simbólica ou semiótica que emerge por volta dos dois anos de idade. Ao brincar de "faz-de-conta", a criança transforma o real, por assimilação mais ou menos pura, ao sabor das necessidades do eu (Piaget & Inhelder, 1966/2007).

Análise linguística/semiótica (alfabetização)
Essa prática articula-se com as demais e indica explicitamente a sistematização da alfabetização, com a proposta de reflexões sobre o sistema de escrita alfabética e o funcionamento da língua e de outras linguagens.

A semiótica pode ser considerada, de forma geral, como a ciência que estuda todas as formas de linguagem, ou seja, todo e qualquer fenômeno de produção de significação e sentido, a qual se utiliza de signos para representar os objetos.