O que é selamento periférico?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

O selamento ou fecho ou vedamento periférico tem por finalidade proporcionar uma relação íntima da borda da moldeira com o fundo de vestíbulo, impedindo a passagem de ar entre a base da prótese e a mucosa8,12,14.

Após o ajuste da moldeira individual, esta é lavada e seca. A moldagem periférica é usada para dar extensão e espessura às vertentes e se obter retenção através do selado periférico que corresponde ao contato das bordas da dentadura com os tecidos subjacentes para evitar a passagem de ar e outras substâncias.

A moldagem funcional é uma das etapas essenciais do tratamento protético em edentulismo total e/ou parcial. Para tanto, é necessária a análise e o registro correto das estruturas de suporte, visando a determinação da extensão da prótese.

Zona de selado periférico: compreende a faixa entre 2 e 3 milímetros que acompanha o fundo de sulco vestibular e lingual. É área de vedamento que corresponde às bordas da prótese.

A prótese total imediata é definida como uma prótese total ou parcial removível, confeccionada para ser instalada imediatamente após a extração dos dentes naturais.

O selamento ou fecho ou vedamento periférico tem por finalidade proporcionar uma relação íntima da borda da moldeira com o fundo de vestíbulo, impedindo a passagem de ar entre a base da prótese e a mucosa8,12,14.

Prótese parcial fixa
Neste tipo de prótese é realizado um desgaste, que pode ser feito nos dentes de apoio, para “prender” as estruturas, ou no dente a ser substituído. Esta é cimentada pelo cirurgião dentista, não sendo possível remoção para higienização.

Existem moldagens anatômicas, funcionais, para clareamento, prótese, prótese sobre implante, entre outras. “Inicialmente, o dentista precisa saber qual o material e a técnica de moldagem serão utilizados e quais são mais indicados para um determinado tratamento, pois cada um requer uma solução específica”, destaca Dr.

Para a utilização destes materiais, o dentista deve deter algumas técnicas de moldagem que são: técnica de moldagem com casquete individual, técnica de reembasamento ou dupla impressão e a técnica simultânea ou dupla mistura.

O procedimento de moldagem funcional é uma etapa importante do protocolo de confecção da prótese para obtenção do sucesso de uma PPR dento-muco- suportada, com objetivo de reprodução da anatomia do rebordo residual.

Técnica de moldagem:
introdução com giro da moldeira. centralização de acordo com a linha média. aprofundamento, afastar a musculatura – maxila: de posterior para anterior. sem movimentar a moldeira, traciona-se a musculatura em direção à moldeira.

MOLDAGEM – É o ato de obtermos a cópia em negativo do(s) dente(s) em questão, ou seja, é o ato para obtermos o molde. MOLDE – Corresponde ao resultado da operação de MOLDAGEM e é representado pela cópia, em “negativo”, dos arcos dentais e tecidos circunjacentes.

3- Forma dos Rebordos:
Estrangulado ou Retentivo: Quando a largura do rebordo é menor na base do que na crista. Sob o ponto de vista de retenção é o mais desfavorável. Não oferece resistência ao esforço mastigatório e constitui uma dificuldade para a moldagem.

Área chapeável é a área da mucosa bucal que é coberta pela prótese total. É aquela onde pode e deve assentar-se uma prótese, de acordo com a qualidade dos tecidos que a integram e a necessidade de satisfazer as condições de retenção, suporte e estabilidade.

Para a moldagem final em prótese total, os materiais mais indicados encontram-se dentro do grupo dos anelásticos, ou seja, godiva e pasta de óxido de zinco e eugenol.