O que é seguir Jesus nos dias de hoje?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Ser um seguidor de Cristo significa nos esforçarmos para que nossas ações, nossa conduta e nossa vida estejam em conformidade com o padrão do Salvador. Significa adquirir virtudes. Significa ser um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo.

E ensinou: “Se me amais, guardai os meus mandamentos” (João 14:15; ver também versículos 21, 23). Afirmou que o cumprimento de Seus mandamentos exige que Seus seguidores deixem para trás o que Ele chamou de “o que entre os homens é elevado” (Lucas 16:15) e “a tradição dos homens” (Marcos 7:8; ver também versículo 13).

Além de salvar-nos de nossos pecados, Jesus Cristo, nosso Salvador, também nos oferece paz e forças nos momentos de provação. Ele dá o exemplo perfeito para nós, e Seus ensinamentos são o alicerce da felicidade nesta vida e da vida eterna no mundo vindouro.

Jesus é importante para nós porque, por meio de Sua Expiação, Seus ensinamentos, Sua esperança, Sua paz e Seu exemplo, Ele nos ajuda a mudar nossa vida, enfrentar nossas provações e seguir avante com fé em nossa jornada de volta à presença Dele e de Seu Pai.

Cinco ensinamentos de Jesus que vão melhorar sua vida

  • Amar a Deus e ao próximo.
  • Viver a Regra de Ouro.
  • Ter fé em Jesus Cristo.
  • Comunicar-se sinceramente com Deus.
  • Perdoar liberalmente.

Jesus disse a Pedro, Tiago e João que O seguissem e eles seriam “pescadores de homens”. Eles então deixaram tudo o que tinham e seguiram Jesus. O Salvador também pediu que outros homens O seguissem. Jesus escolheu doze Apóstolos para liderar Sua Igreja.

Mateus

Mateus, também chamado de Levi, era filho de Alfeu conforme os Evangelhos de Marcos e Lucas (Marcos 2,14) (Lucas 5, 27). Antes de ser chamado para seguir Jesus, Mateus era um coletor de impostos do povo hebreu, durante a dominação romana.

A Igreja é o lugar perfeito para nos aproximarmos de Jesus Cristo. É um refúgio contra o caos e as distrações do mundo. Adorar a Jesus e frequentar as reuniões da Igreja mostra seu desejo de segui-Lo. Também pode ajudá-lo a aprender mais sobre Jesus Cristo com outras pessoas que estão se esforçando para segui-Lo.

Seguir a Jesus é ir até Ele, conforme Ele instruiu: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas” (Mateus 11.28-29).

“Os verdadeiros discípulos de Jesus Cristo estão dispostos a se destacar, a defender o evangelho e a ser diferentes das pessoas do mundo. Eles são destemidos, devotados e corajosos.” — Russell M. Nelson, “Invocando o Poder de Jesus Cristo em Nossa Vida”, p.

“Se de fato Jesus fez 12 apóstolos entre os seus seguidores, isso é disputável em termos de tradições manuscritas”, acrescenta ele.

Tomar sobre si a sua cruz e seguir o Salvador significa continuar com fé no caminho do Senhor e não nos deixar levar por hábitos mundanos.

Alinhar nossa vontade com a de Deus é outro moledro que Jesus deixou para marcar o caminho. Você precisa alinhar conscientemente sua vontade com a vontade de seu Pai Celestial. A oração é uma maneira de fazer isso. O objetivo da oração não é mudar a vontade de Deus, mas ajudá-lo a aprender e aceitar Sua vontade.

Jesus quer apenas comunicar o que viu de Deus. Por isso, no mundo, ele não faz a própria vontade, mas realiza as obras de Deuss, e ele foi fiel à sua missão. E a missão que o Pai atribuiu a Jesus é a missão de salvar: a missão de retirar a humanidade do reino das trevas e introduzi-la no reino da luz.

A fé é um dom, que ajuda as pessoas a passarem pelos momentos difíceis e pelas circunstâncias penosas, que sempre ocorrem na vida, quando menos se espera. Para superar essas dificuldades, para ter algum alento ou esperança, é preciso ter fé. Quanto maior a perda, mais necessária é a fé.

Significa acreditar que, mesmo que não entendamos todas as coisas, Ele entende. Por Ele ter sentido todas as nossas dores, aflições e fraquezas, Ele sabe como ajudar-nos a vencer as dificuldades diárias (ver Alma 7:11–12; D&C 122:8).

A fé é um dom e cada pessoa pode ter, não é exclusivo do teólogo, do padre ou da igreja. Deus é livre. Muitas pessoas desenvolvem e aprofundam mais essa relação do que outras”.

Com frequência, Jesus ensinava sua doutrina através de parábolas, histórias breves que encerravam ensinamentos. A parábola sobre o Filho Pródigo, por exemplo, fala da grande alegria de um pai, quando vê retornar à casa um filho que saíra a correr mundo.