O que é sedentarismo na agricultura?

Perguntado por: tveloso . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

O sedentarismo, a agricultura e a domesticação de animais possibilitaram o armazenamento, prática até então impensável nos grupos nômades. Ao fixarem-se em um só local precisaram planejar o consumo e cuidar do plantio. Traçavam também relações com outros grupos, efetuando trocas culturais e comerciais.

Com a agricultura, os povos não precisavam mais de ir à busca de outros lugares quando os recursos de uma área acabavam, o que levou os homens a estocarem alimentos. Consequentemente, a população começou a aumentar, pois agora havia alimentos para todos.

Nomadismo: forma de vida na qual não há habitação fixa, sendo importante estar sempre se mudando para novos lugares quando os recursos existentes em determinado lugar se esgotam. Sedentarismo: forma de vida na qual há habitação fixa.

Grandes troncos de árvores eram fincados em diferentes pontos do piso escavado da habitação e funcionavam como pilastras. Com a ajuda dessas escoras e de uma armação de madeirame, os índios construíam um teto coberto por palha que se projetava para fora da fenda. Uma abertura funcionava como porta de entrada.

Existem alguns níveis de sedentarismo, como:

  1. Nível 1: estágio em que a pessoa se movimenta, apenas não realiza exercícios de média intensidade. ...
  2. Nível 2: nesse caso, a pessoa faz, vez ou outra, algum tipo de atividade física. ...
  3. Nível 3: aqui, qualquer tipo de esforço físico é evitado. ...
  4. Nível 4: o estágio mais grave.

Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), uma pessoa é considerada sedentária quando pratica menos de 150 minutos de atividades físicas por semana, considerando pessoas entre 18 a 60 anos. O sedentarismo é uma das causas de diversas doenças, que podem prejudicar muito a saúde e a qualidade de vida.

Passar longos períodos sentado ou deitado pode favorecer o desenvolvimento de doenças. É preciso movimentar-se mais. O sedentarismo é considerado um grave problema de saúde pública, uma vez que é fator de risco para o desenvolvimento de diferentes problemas de saúde, tais como diabetes, obesidade e hipertensão.

Veja alguns problemas causados pelo sedentarismo

  • Doenças cardiovasculares. O coração é o órgão do corpo humano que mais sofre com uma rotina sedentária. ...
  • Diabetes. A ausência de gasto energético, vez ou outra, incide sobre o acúmulo de gordura corporal. ...
  • Obesidade. ...
  • Problemas ósseos. ...
  • Prejuízo ao sono.

Com o sedentarismo aumenta muito o risco de doenças cardiovasculares (especialmente quando associado ao fumo), diabetes e várias outras condições relacionadas à obesidade. Entenda melhor o quadro e descubra como manter-se mais ativo e saudável com as dicas deste artigo.

Em geral, argumenta-se que a sedentarização da humanidade foi resultado das mudanças climáticas que aconteceram na Terra. O aquecimento do planeta permitiu que esses grupos pudessem se fixar em um local.

Povos sedentários
Eles não têm uma casa fixa e determinada. Eles permanecem no mesmo lugar que condicionaram para ser seu lar por gerações. Eles produzem o que precisam ali mesmo. Suas principais atividades econômicas são a coleta, a caça e a pesca.

O sedentarismo é a diminuição, a falta ou a ausência da prática de exercícios físicos. Realizar pouca ou nenhuma atividade motora que gere algum gasto calórico relevante pode provocar diversas consequências, como por exemplo, o surgimento de doenças.

Foi um momento marcante da Pré-História, pois a vida do humano primitivo passou por diversas transformações nele. Os grupos humanos sedentarizam-se, isto é, fixaram-se em um único lugar e intensificaram a prática da agricultura.

O desenvolvimento do sedentarismo foi associado com o advento de certos fenômenos causadores, entre os quais, o descobrimento da agricultura foi de fundamental importância.

Com o uso da agricultura, alguns povos nômades passaram a fixar suas moradias, não mais deixavam aquele lugar, pois ali mantinham as suas plantações, Esses povos, então, passaram a ser chamados de sedentários, e assim foram surgindo as cidades.