O que é secreções serosas?

Perguntado por: dmata8 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

A secreção serosa é qualquer processo de drenagem de uma cavidade corporal ou ferida que contenha, esteja relacionado a, ou se assemelhe ao soro. O soro no corpo humano é um fluido aquoso de cor clara.

As serosas são mais claras, aquosas, apresentam maior fluidez e também são ricas em proteínas, por exemplo, glândulas secretoras do pâncreas.

Serosa: Secreção liberada é aquosa. Mucosa: Secreção liberada é viscosa. Seromucosa: Possui células que liberam secreções serosas e mucosas.

Entre as principais membranas serosas no corpo estão: pericárdio, PERITÔNEO e pleura.

Serosa ou membranas serosas são membranas húmidas que se encontram encerradas nas cavidades do corpo. Cada serosa é constituída por uma camada parietal que reveste a parede da cavidade e se dobra na camada visceral que cobre as superfícies exteriores dos órgãos que se encontram na cavidade.

As secreções produzidas pelas células podem ser serosa, mucosa ou mista. A secreção serosa é aquosa e rica em proteínas, enquanto a mucosa é mais espessa.

  • Corrimento branco. ...
  • Corrimento cinza. ...
  • Corrimento amarelo. ...
  • Corrimento esverdeado. ...
  • Corrimento marrom. ...
  • Corrimento rosado. ...
  • Corrimento transparente.

As células serosas são responsáveis por produzir uma secreção aquosa rica em enzimas, e as mucosas são responsáveis pela secreção de muco, o qual apresenta como principal função a lubrificação do bolo alimentar.

Mucosas ou membanas mucosas são membranas epiteliais que revestem as cavidades internas do corpo que estão abertas para o exterior, tais como as dos tratos digestivo, respiratório e urogenital. Em todos os casos se mantêm húmidas, pois são banhadas por secreções ou, no caso da mucosa urinária, por urina.

Uma célula secretora é uma célula que produz algo, pode ser um hormônio, um muco, algum óleo, não importante, o que importa é que essa célula expulsa esse produto, ou seja, ela "secreta".

Secreção: ocorre a transferência de moléculas presentes no sangue para dentro do lúmen do néfron.

Nos seres humanos e animais, a secreção serve como o meio que o corpo possui para lançar produtos celulares com importância funcional para fora das células secretoras. Pode ser tipificada em pus, secreção nasal e suor.

A Retinopatia Serosa Central pode ser tratada com o uso de alguns medicamentos que podem ser de uso oral ou tópico, terapia fotodinâmica, fotocoagulação a laser, injeções anti-VEGF e, mais atualmente, estão utilizando também o laser micropulsado sublimiar.

As células da serosa sintetizam um fluído seroso, que é translúcido e fino, responsável por lubrificar as superfícies de ambas as camadas (parietal e visceral), fazendo com que uma deslize sobre a outra com facilidade, reduzindo assim, o atrito entre os órgãos e a parede da cavidade corporal.