O que é se colocar no lugar do outro?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Para isso, é necessário compreender os sentimentos e emoções do indivíduo que está passando por uma determinada situação.

Como ser mais empático?

  1. Evitar julgamentos. Assim que o outro começar a contar a sua história, apenas receba, sem mais ou menos. ...
  2. Não compare suas experiências pessoais. Um indivíduo isolado é único, seja por suas falhas ou virtudes. ...
  3. Entenda o outro como ele é

Pessoa empática é aquela que possui a habilidade de “calçar os sapatos” de outra pessoa, visando compreender seus sentimentos e perspectivas, e usar essa compreensão para orientar nossas ações. Em um mundo ocupado, complexo e estressante, uma pessoa empática consegue ter sucesso em seus relacionamentos.

O conceito de empatia
Ter empatia é saber enxergar os fatos a partir de outro ponto de vista, diferente daquele com o qual estamos acostumados ou até mesmo condicionados. Essencialmente, é validar os sentimentos e opiniões do outro tanto quanto você valida os seus próprios.

Empatia é a capacidade psicológica de sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. É tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar o que sente outro indivíduo. A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras.

Sensibilidades para sentir: 1 sentimentos, simpatias, sensibilidades, solidariedades, piedades, compaixões, comiserações.

Como saber se sou uma pessoa empática?

  1. Você é um ótimo ouvinte. Pessoas que têm níveis altos de empatia concentram-se em ouvir, em vez de falar. ...
  2. Você é uma fonte de aconselhamento e apoio. ...
  3. Você coloca as necessidades dos outros em primeiro lugar. ...
  4. Você consegue detectar energias positivas e negativas.

Ser uma pessoa empática traz inúmeros benefícios não apenas para si, mas também para todos que convivem ao seu redor. Isso porque, quem consegue se colocar sentir a dor do outro, costuma cultivar melhor suas relações, com uma melhor convivência familiar, no trabalho e na vida amorosa e social.

Resposta verificada por especialistas
A dificuldade de se colocar no lugar do próximo está ligada as nossas individualidades, geralmente parte da sociedade moderna que estimulou a competitividade e o individualismo, gerando assim um sentimento mais forte de orgulho, aumentando também a falta de empatia.

A empatia é uma prática. Quanto mais você pratica empatia, mais fácil fica executar. Então, se você não consegue se colocar no lugar do outro, e deseja conseguir, você deve se perguntar o que te impede de praticar a empatia, o que te impede de se colocar no lugar do do outro. Daí, você irá descobrir.

Os tipos

  • Empatia cognitiva. A capacidade de entender como o outro sente e, até mesmo, o que ele está pensando. ...
  • Empatia emocional. A empatia emocional ou empatia afetiva é caracterizada por ser a capacidade de compartilhar os mesmos sentimentos de outro indivíduo. ...
  • Empatia compassiva.

Alexitimia: A incapacidade de identificar emoções e sentimentos.

Jesus chorou, pelo menos em parte, por empatia. A empatia é a capacidade de entender e compartilhar os sentimentos dos outros e, por ser um dos atributos de Cristo, é algo que todos devemos nos esforçar para entender melhor, cultivar e expressar.

Não existe uma resposta definitiva sobre o porquê de algumas pessoas terem pouca empatia. É claro que há os psicopatas, pessoas com um distúrbio mental grave que as impede de colocarem-se no lugar do outro. No entanto, mesmo pessoas psicologicamente saudáveis também podem ter menos empatia.

A empatia é compreendida, de outro modo, como a capacidade de considerar e respeitar os sentimentos alheios, de se colocar no lugar do outro, ou vivenciar o que a outra pessoa sentiria caso estivesse em situação e circunstância similar (Silva, 2008).