O que é se alimentar de Jesus?

Perguntado por: eguimaraes4 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Precisamos nos “alimentar” de Jesus, recebê-Lo, permitir que Ele esteja em nós e não olhemos o pão apenas como alimento material, porque aí está o perigo do materialismo, que nos faz olhar as coisas somente no sentido material e não nos transcende para o espiritual.

Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por meio do Pai, assim aquele que de mim se alimenta viverá por meio de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram – e no entanto morreram.

Segundo Colbert, "Jesus comia, basicamente, comidas naturais em seu estado natural - muitos vegetais, principalmente feijão e lentilhas". "Ele teria comido pão integral, muita fruta, bebido muita água e um pouco de vinho."

Aprendê-la não se trata de esquecer todas as coisas ruins que já lhe aconteceram ou que você, porventura, já tenha feito. Mas é nutrir-se dos ensinamentos bons que esses episódios lhe trouxeram, por exemplo. É estar aberto a receber também o que é bom, e não só o que é mal. A espiritualidade mora dentro de nós mesmos.

Jesus está dizendo: “Eu sou o Pão da vida. Quem come desse Pão, jamais terá fome”. Precisamos nos alimentar de Jesus e permitir que Ele seja o alimento da nossa vida. Jesus alimenta a nossa espiritualidade, a nossa alma, os nossos sentimentos e os nossos afetos.

Como diz a Palavra “Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”(Mt 4:4). Ou seja, alimento espiritual. Alimentos como frutas, carnes e legumes, além de serem aconselháveis para manter uma boa saúde, também são benéficos para o corpo e a mente.

Jesus veio para dizer que Ele é o alimento, Ele é o primeiro e o mais importante alimento da alma humana, do coração de cada um de nós.

As leis dietéticas dos judeus - Jesus, um deles - pregam que uma pessoa deve ser, de preferência, vegetariana. Mas, que se não puder controlar seu desejo por carne, que esta seja Kosher, 'apropriada'. Pão, vinho, peixe, azeite, frutas, grãos, mel e ervas são a base da dieta de Jesus.

Alimentar-se é um ato de amor, que se expressa no autocuidado e no cuidado com o outro. Ao refletir sobre o impacto que a alimentação tem sobre nossa saúde e daqueles que amamos, estamos adicionando afeição às escolhas alimentares.

A Eucaristia é a mesma coisa: em substância é realmente Jesus, externamente é pão e vinho, assim sendo o pão e o vinho são a parte externa de uma realidade muito mais profunda. Neste sentido nós comemos e bebemos realmente o corpo e o sangue de Cristo. Não simbolicamente, mas realmente.

“Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” A Palavra de Deus é para o seu espírito como o pão é para o seu corpo. Quando o corpo recebe o alimento físico, ele gera um poder físico chamado força.

1) Tudo o que um ser vivo come para manter a vida. Na Bíblia são mencionados alimentos vegetais (cereais, verduras, legumes, frutas) e animais (da terra, das águas e do ar).

Oração para a bênção dos alimentos
Senhor, abençoe o precioso alimento que coloca na nossa mesa, que ele nunca nos falte. Mas, principalmente, não nos falte o vosso corpo, que é santíssimo e o vosso sangue, que é preciosíssimo - o alimento e bebida que nos conduzem à vida eterna.

Assim como o alimento físico pode gerar vida ou destruição em nosso corpo, o alimento da alma e do espírito também define o nosso resultado. Jesus disse que quem se alimenta dEle, por Ele vive.

Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus - disse Jesus. Essa palavra é a luz, é a verdade. A luz é para o Espírito, o que o pão é para ocorpo.

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

É preciso orar com fé para receber a companhia do Espírito Santo. Temos de acreditar com fé que Deus, o Pai, o Criador de todas as coisas, vive e quer que tenhamos o Espírito Santo, que Ele quer enviar-nos o Consolador.