O que é sardinha savelha?

Perguntado por: ocunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

substantivo feminino Peixe vizinho da sardinha, de carne apreciada, que se desenvolve no mar, e na primavera vem desovar nas correntes de água. Vive no oceano Atlântico no litoral das Américas, da Nova Escócia, no Canadá, ao Brasil. Chama-se também saboga.

Sardinha – Sardina pilchardus

  • European sardine (inglês)
  • Sardine europeénne (francês)
  • Sardina europea (espanhol)

cavala

A cavala se parece muito com a sardinha, mas é maior e mais alongada, com uma aparência tigrada.

Espécie de grande importância para a economia pesqueira das regiões Sudeste e Sul. É uma espécie considerada ameaçada de extinção, principalmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Entretanto, vale frisar que da lista a seguir, o único que pode ser consumido por completo quando frito, é a sardinha, o restante é bom ter atenção. Linguado é um dos peixes com menos espinhas, tem sabor suave e combina com diferentes molhos. Sardinha inteira ou cortada ao meio (facilitando a fritura das espinhas).

Sardinha. A sardinha em lata possui mais ômega 3 do que in natura, já que o peixe vai com espinha e algumas vísceras para o recipiente. Também oferece uma boa quantidade de cálcio: 550 mg.

Se possível, prefira a sardinha enlatada conservada em azeite em vez da versão em óleo de soja. Há também a versão conservada em água, que é interessante para quem deseja reduzir a ingestão de gordura, mas que pode perder uma boa quantidade de gordura saudável.

Prefira a sardinha fresca, mas a versão em lata é uma alternativa válida de vez em quando, até pela praticidade, mas evite a que o peixe vem imerso em óleos.

Como as sardinhas devem ser assadas inteiras, é suposto que ainda tenham as escamas. E, se estiverem bem frescas, as escamas estarão bem fixas. Se, ao passar os dedos, vir que as escamas se soltam facilmente, é mau sinal. Repare também na cor da pele: a cor azulada brilhante é a melhor; cinzentos baços são maus.

Para quem deseja seguir uma alimentação mais saudável e à risca, a opção também é investir em sardinhas conservadas em óleo de oliva extravirgem.

Confirmar a frescura da sardinha

  1. Pele muito brilhante e sem descoloração. Se estiver opaca, não compre.
  2. Cheiro a algas. ...
  3. A carne deve ser firme e elástica. ...
  4. Os olhos têm de estar salientes, com córnea transparente e pupila negra e circular. ...
  5. As guelras devem ser vermelhas.

Top 8 – Os oitos peixes mais saborosos que você precisa experimentar

  • Tilápia. Sendo um peixe muito saboroso de água doce, ela possui a carne branca e úmida. ...
  • Salmão. O Salmão é bastante conhecido na culinária Japonesa. ...
  • Sardinha. ...
  • Atum. ...
  • Merluza. ...
  • Corvina. ...
  • Robalo. ...
  • Bacalhau.

Apesar de ser um peixe menor, é ligeiramente maior do que a sardinha. Por isso, é uma escolha melhor na hora de preparar um grelhado, por exemplo. Porém, sua carne é um pouco mais clara e seu sabor é mais suave.

Os peixes mais indicados são aqueles de carne firme, que não despedaçam durante a fritura, devendo-se evitar opções como salmão, cambucu e abadejo. Além da firmeza da carne, o ideal é escolher peixes com pouca espinha e gordura, principalmente se a ideia é empaná-lo.

Mas para os portugueses é certo: nas águas de Portugal vivem os melhores peixes do mundo. “A melhor sardinha do mundo é a sardinha portuguesa”, garante uma mulher.

A qualidade da sardinha exige olhar atento: pele brilhante, guelras vermelhas e olhos salientes e transparentes, com cheiro a maresia, são bons indicadores de frescura. Para comprar bons pimentos, opte pelos mais rijos, brilhantes e sem manchas ou sinais de podridão.

Os predadores mais importantes são cavalinha, scomber japonicus (Houttuyn), xerelete, Carangoides crysos (Mitchill) e bonito-pintado, Euthynnus alletteratus (Rafinesque). O bonito-barriga-listrada, Katsuwonus pelamis (Linnaeus), é um importante predador da sardinha-verdadeira, mas escapa dos cercos das traineiras.