O que é sarcasmo exemplo?

Perguntado por: nconceicao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Sarcasmo é uma palavra com origem no grego sarkasmós que significa zombaria, gozação, deboche. Uma pessoa sarcástica costuma deixar claro a utilização de hostilidade em seu discurso, mesmo que de forma indireta. Exemplo: “Estou procurando na minha agenda o dia em que pedi sua opinião sobre a minha vida.”

Use o sarcasmo quando estiver falando sobre ideias ou eventos. Por exemplo, depois de um filme muito chato, você poderia dizer algo como "Nossa, que filme legal, viu". Coloque bastante ênfase no “legal” para transmitir sarcasmo através do tom de voz.

Ironia e sarcasmo
No entanto, ao contrário da ironia, o sarcasmo é notadamente mais agressivo e provocador, muitas vezes zombando de algo ou de alguém. A ironia, por sua vez, pode ser mais leve ou menos óbvia e mais sutil no tom de deboche.

Quando uso o humor como escudo, é ironia. Quando uso o humor como arma, é sarcasmo. Vale lembrar que o deboche é outro termo que também está relacionado com a ironia e o sarcasmo. No entanto, ele é utilizado no discurso com o intuito de menosprezar ou constranger o receptor da mensagem.

A forma mais simples de lidar com a situação no momento é reconhecer o comentário (acenar a cabeça ou dizer “Certo”), como se as palavras fossem sinceras. Assim, dá para continuar a conversa sem interrupção ou outros problemas. Você pode ignorar completamente o comentário e fingir que não ouviu nada.

O sarcasmo é uma figura de linguagem utilizada para afrontar ou ofender alguém, ou um grupo. De uma maneira geral, o sarcasmo é utilizado para ridicularizar o outro, utilizando uma linguagem agressiva. Sarcasmo é uma palavra com origem no grego sarkasmós que significa zombaria, gozação, deboche.

O sarcasmo pode ser classificado como maldoso, ferino, malicioso, enquanto a ironia costuma ser mais sutil.

Existe o riso sardônico, um riso que denota ironia, zombaria, desprezo.

A ironia é uma figura de linguagem que consiste em utilizar uma palavra ou expressão, atribuindo-lhe diferente sentido ou significado de acordo com o contexto. Na construção de um texto, ela pode aparecer em três modos: ironia verbal, ironia de situação e ironia dramática (ou satírica).

De acordo com os pesquisadores franceses, o sarcasmo é um tipo de ironia que permite com que o cérebro se exercite, já que, para entender as declarações, é preciso compreender observações paradoxais, estimulando o pensamento abstrato e a capacidade criativa.

O sorriso maroto, ao contrário do comum, não usa os dentes. Isso é óbvio: ele não deve expressar alegria, mas um certo grau de deboche. Mantenha os lábios juntos, sem contrair ou escondê-los; apenas deixe-os normais, relaxados. Uma das regras do sorriso maroto é que quem o executa não deve demonstrar nenhum esforço.

Intimamente ligado à ironia, o sarcasmo é uma figura de linguagem mais ácida, que tem como claro objetivo zombar ou ofender, quase cruelmente, o destinatário da expressão. É um tipo de ironia mais grave e mais insultuosa. O sarcasmo é, muitas vezes, escrachado e ácido.

O sarcasmo é típico de pessoas infelizes, frustradas, com problemas de autoestima e que não conseguem encontrar alegria nem sentido para suas vidas, então resolvem importunar os outros, lançando insinuações, provocações, zombarias, tudo para desestabilizar o ambiente que, com toda razão, os rejeita.

Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia divulgou hoje que a incapacidade de detectar sarcasmo e mentiras pode ser um dos primeiros sinais da deterioração cerebral, provocada por algumas doenças, que leva à demência.