O que é sarapatel no Brasil?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Um prato típico da culinária do Piauí é o tradicional sarapatel. Uma receita que leva vísceras e sangue do bode, além de várias especiarias regionais. Essa variação de tempero torna a iguaria ainda mais local devido suas variações.

Sarapatel é, na verdade, o nome designado às iguarias feitas com vísceras de porco, cabrito ou borrego. Diferente do que muitas pessoas pensam, a receita não é tipicamente brasileira, já que a origem do sarapatel é de Alentejo, Portugal.

O termo miúdos se refere a uma grande variedade de partes dos animais que não são considerados como cortes de primeira. Entram nesta categoria coração, fígado, rins, pulmões, rabo, pés, miolo e língua.

Cozinhe o sangue separadamente, com muito menos água e um pouco de sal. Reserve. Cuidado para não cozinhar demais os miúdos como coração e fígado, pois ficam com uma textura esquisita quando isso acontece e podem amargar. O bucho pode desmanchar.

Buchada e sarapatel
De bode ou de carneiro: a buchada é um preparado de vísceras temperadas e cozidas em bolsas feitas do estômago (ou bucho) do próprio animal.

Um prato típico da culinária do Piauí é o tradicional sarapatel. Uma receita que leva vísceras e sangue do bode, além de várias especiarias regionais. Essa variação de tempero torna a iguaria ainda mais local devido suas variações.

7 iguarias feitas com sangue pelo mundo

  • Leite de sangue, Quênia. (Fonte: Wired / Reprodução) ...
  • Sanguinaccio dolce, Itália. (Fonte: Delicious Italy / Reprodução) ...
  • Tofu de sangue, China. (Fonte: Wiktionary / Reprodução) ...
  • Blodplättar, Suécia. (Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)

Ricos em vitaminas do complexo B, importantes na síntese de novas proteínas, favorecem a saúde dos sistemas muscular e neurológica, atua no sistema digestivo e imunológico.

Vale lembrar que, no Ceará, não se deve confundir o sarrabulho com outro prato muito parecido, também um guisado de origem portuguesa feito das vísceras com o sangue coalhado: o sarapatel. A diferença é que enquanto o primeiro é elaborado a partir do carneiro, o segundo se utiliza da carne e do sangue do porco.

Qual parte do boi e feito o sarapatel? Como citado anteriormente, essa receita é feita com miúdos de porco, cabrito ou borrego, que são o fígado, bofe, língua, goela e coração. Claro que nem todos eles estão sempre presente, mas sabemos que quanto mais completo, melhor é o sabor.

R$ 16,99/Kg.

alcatra suína

A alcatra suína é conhecida por sua maciez e sabor delicado. É uma carne magra, com baixo teor de gordura, o que a torna uma opção saudável e versátil para o dia a dia. E se você quiser caprichar ainda mais no preparo, saiba que esse corte é a opção perfeita para churrascos e grelhados!

O carré é o lombo, com parte do osso da costela e da coluna vertebral. Por estar com o osso, a carne se torna mais suculenta. Pode ser feito de panela (inteiro), assado, recheado ou na churrasqueira. Um corte que contém carne com ossos e um pouco de gordura.

O sarapatel também deve ser consumido com moderação graças ao fato de ser rico em colesterol. Uma porção de 100 g do alimento pode chegar a apresentar 315 mg de colesterol.

Comece por higienizar os miúdos: enxague rapidamente os miúdos e o sangue sob água corrente. Depois coloque-os numa vasilha grande, esprema o suco de 4 limões diretamente sobre os miúdos e cubra com água. Lave nessa água com suco de limão até os miúdos ficarem limpos e sem cheiro forte.