O que é saque japonês?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Saquê ou saqué é uma bebida fermentada tradicional do Japão, fabricada pela fermentação do arroz, tomada normalmente gelada e em grandes comemorações, como Ano Novo e cerimônias xintoístas de casamento.

Saquê é bebido em copinhos de vidro fino ou, melhor ainda, em pequenos copos de cerâmica feitos sob medida, como os que o mestre Shoukoku Kanou produz em Kioto. Copos mais claros são bons porque dão contraste para que se observe a cor da bebida. Não é educado tomar o saquê de um só gole. Degusta-se aos poucos.

Processo de Fabricação/Ingredientes
Tem um teor alcoólico de 13% a 16%. O arroz japonês geralmente pode ser dividido em dois tipos: O arroz de mesa que comemos, e o arroz de saquê que é usado exclusivamente para a fabricação da bebida.

Tende a ter um aroma doce e um sabor rico e suave. Saquê feito com arroz branco polido de forma que só sobre 70% ou menos do grão, juntamente com koji de arroz, álcool fermentado e água. É conhecido por seu aroma leve e sutil, e um sabor fresco.

O consumo moderado de saquê pode auxiliar doenças cardíacas e cerebrovasculares, prevenindo a formação de coágulos sanguíneos e ajudando na redução do colesterol. A ingestão comportada da bebida aumenta a uroquinase, uma substância que desfaz coágulos no sangue.

O Saquês Thikará Gold é uma ótima opção para quem adora fazer caipirinha de saquê, combinando com frutas para além do limão. Seu teor alcoólico é de apenas 14%, um dos mais baixos entre os saquês.

O que diferencia um saquê seco de um saquê mais doce é o tempo fermentação do saquê. Se for fermentado por mais tempo, não se adiciona muito açúcar na fermentação e portanto o paladar fica com a sensação de ser um produto mais seco.

O saquê pode ser consumido em diferentes modos, tanto puro em temperatura ambiente, quente, e gelado, quanto em drinques. Mas, dependendo da temperatura, há alteração no sabor e aroma dos saquês.

massu

Quando vamos a um restaurante japonês, o copo para saquê geralmente utilizado é um pequeno recipiente de madeira ou plástico sem alças, chamado massu.

  • Os saquês são divididos em duas categorias: junmai e honjozo. Junmai é o saquê preparado somente com arroz, água, koji (o amido de arroz transformado em açúcar) e leveduras, sem adição de álcool. ...
  • futsu-shu. ...
  • standard. ...
  • tokubetsu (especial) ...
  • ginjo (premium) ...
  • daiginjo (superpremium)

O mirin é também um tipo de saquê utilizado como condimento, com baixo teor alcoólico, produzido com o malte do arroz. A diferença com o saquê culinário é que o mirin é doce e licoroso, tem uma consistência de 40 a 50% de açúcar.

Não é educado tomar o saquê de um só gole. Degusta-se aos poucos. Nunca se deve servir a si mesmo. Com o saquê – e isso vale para qualquer outra bebida no Japão –, deve-se primeiro servir o outro e então esperar que ele o sirva – segurando a base da garrafa com uma mão e entornando-a com a outra.

Número de doses
Uma garrafa de 750 ml contém pouco mais de 25 doses de 30 ml, ou 16 doses de 45 ml. Para uma garrafa de um litro, você consegue 33 doses de 30 ml ou 22 de 45 ml. Arredonde para baixo para levar em conta a bebida que é derramada.

Segundo um antigo ritual japonês, o saquê é servido até transbordar o “massu” como forma de representar prosperidade!

O Saquê Seco Culinário é uma bebida Alcoólica de Graduação Alcoólica: 14% Vol. Ele realça o sabor das receitas, além de amenizar odores de peixes e frutos do mar, em cozidos o efeito é muito semelhante ao do vinho branco, resultando mais aromatizados.