O que é sample exemplos?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Em tradução do inglês, sample significa “amostra”. No contexto musical, samples seriam trechos sonoros selecionados de uma música que são reutilizados em uma nova gravação, de forma remixada, cortada ou direta.

Sample. É um termo usado para designar o arquivo em áudio. É bastante conhecido na música, refere-se a pequenos trechos sonoros dos quais são recortados de obras ou gravações originais. Após isso, esses arquivos são reutilizados em outras obras musicais, por outras bandas e outros artistas.

Em bom português, sampling significa distribuir amostra grátis para o consumidor. Muitas pessoas associam as amostras grátis ao lançamento de algum produto (“grátis” e “novo” são palavras muito poderosas no marketing). Mas é possível distribuir amostras gratuitas até de itens que já estão bem estabelecidos no mercado.

Muitas vezes, pra samplear basta arrastar um registro de áudio na linha do tempo da DAW. Com um pouco de corte e edição você pode fazer o seu sample cair bem na sua faixa. A maioria das DAWs vem com uma ferramenta de sampling integrada.

Então, a lógica é fácil: se o sample for feito sem proteção aos direitos do autor da música original, pode-se falar em cópia, plágio ou ofensa aos direitos autorais sim. Mas, se os direitos do autor forem devidamente respeitados, o sample é permitido.

Tipos de plágio

  1. 1 – Plágio Integral. ...
  2. 2 – Paráfrase sem atribuir a fonte. ...
  3. 3 – Dados de pesquisas (quantitativos e qualitativos) sem mencionar a fonte. ...
  4. 4 – Mosaico de plágios. ...
  5. 5 – Autoplágio. ...
  6. 6 – Cópia de imagens, fotografias, gráficos, desenhos e outros conteúdos visuais. ...
  7. 7 – Fontes inexistentes.

Conheça cinco tipos de plágio e evite cometê-los na hora de produzir o seu trabalho acadêmico:

  1. 1 – Plágio Consentido. ...
  2. 2 – Plágio de Fontes. ...
  3. 3 – Plágio Direto. ...
  4. 4 – Plágio Indireto. ...
  5. 5 – Autoplágio.

Sejamos honestos: pagar para usar “samples” é muitas vezes difícil e caro para músicos independentes. Diferentemente da licença necessária para distribuir um cover, nenhuma dessas licenças é obrigatória, o que quer dizer que o dono dos direitos não TEM de te ceder o uso da música.

É bem provável que você esteja achando muito difícil usar um sample com tudo o que falamos até agora. Fique tranquilo: é possível usá-los gratuitamente gratuitamente e legalmente.

O primeiro uso de samples data dos anos 60, mas foi no final dos anos 70 que as raízes do sampling começaram a surgir. Artistas como Pierre Schaeffer e Pierre Henry, James Tenney e até mesmo os Beatles começaram a dar os primeiros toques no mundo dos samples através da captação e manipulação de sons.

sample {substantivo}
amostra {f.}

O Sample surgiu na década de 40 com teóricos da música como os franceses Pierre Schaefer e Pierry Henry, pioneiros na elaboração da chamada Musique Concrète (em francês, Música Concreta), e nada mais é do que a amostra de sons, sendo eles trechos (ou partes inteiras) de músicas já existentes, instrumentos de forma ...

Nesse estágio do atendimento, foi revisto o SAMPLA, sigla para a verificação de Sinais Vitais (S), Alergias (A), Medicamentos (M), Passado Médico (P), Ingestão de Líquidos (L) e Ambiente do Evento (A). Além das duas primeiras avaliações, o treinamento reforçou as práticas de atendimento em casos de falta de ar.

Como citamos anteriormente, o Sampling é a entrega de amostras grátis de um determinado produto de uma marca nos pontos de venda (ou fora deles).

O merchandising de varejo busca seduzir o cliente ao apresentar a ele aspectos que vê como vantagem na compra. Um exemplo é quando ele é convencido a pagar por determinado produto para participar de uma promoção, sorteio ou levar um brinde.

De um modo mais simples, um sampler nada mais é que um equipamento que consegue armazenar eletronicamente amostras de sons numa memória e reproduzi-los posteriormente, um a um ou de uma forma conjunta.

A gravação geralmente é de propriedade do artista ou de sua gravadora. Para liberar um sample, você deve obter permissão de ambos os proprietários e firmar um acordo de sample – esse processo pode ser bastante custoso.