O que é saldo devedor de financiamento?

Perguntado por: lzanette . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

O que é saldo devedor de financiamento? Ao comprar um imóvel ou qualquer outro bem financiado, estamos também adquirindo uma dívida. O saldo devedor é o valor dessa operação financeira contratada adicionado os juros constantes no contrato de financiamento. Com o pagamento das prestações, a dívida vai diminuindo.

Assim, se você possui um contrato indexado ao IPCA, por exemplo – e a inflação sobe muito, como aconteceu no período da pandemia, a correção do seu saldo devedor e das suas parcelas será mais pesada, elevando o preço a ser pago.

Isso acontece porque os valores das parcelas de financiamento são corrigidas mensalmente de acordo com índices relacionados à inflação e consumo. Os índices utilizados para a correção monetária podem variar, inclusive, de acordo com o tipo de compra de imóvel que você está realizando.

Uma forma de negociar o saldo devedor é recorrer ao banco. Você pode renegociar o débito ou o prazo de financiamento. O primeiro caso é a negociação das parcelas em atraso. Ela pode envolver um tipo de carência para quitar o débito, por exemplo.

Saldo devedor é o saldo total de uma dívida adquirida somado os seus respectivos juros. Dessa maneira, entendemos que quando atraímos um bem financiado como uma casa ou um carro estamos atraindo também uma dívida.

Na última parcela, do valor total dela, menos de 2% corresponderão aos juros, enquanto os outros 98% amortizam a dívida original.

Saldo devedor é tudo que você ainda tem a pagar referente ao seu contrato.

Qual a renda mínima para financiar um imóvel de 150 mil? De acordo com os dados do site da Caixa, o valor de prestação será em torno de R$ 1 mil mensais e a renda mínima familiar deverá ser de aproximadamente R$6 mil.

A diminuição do tempo da dívida ou do valor das parcelas, a depender da modalidade escolhida, são as principais vantagens da amortização, além, é claro, de gerar economia. Isso porque, quando se promove a amortização, o devedor tem direito ao abatimento de juros e encargos.

Redução do saldo devedor
Não há dúvidas de que a principal vantagem de amortizar a dívida imobiliária é que o valor total será reduzido e em um prazo bem menor do que o contratado no início.

Amortizar financiamento significa antecipar as parcelas para reduzir o valor original da dívida. Muito utilizada por quem recebe um dinheiro extra e deseja reduzir os juros que paga nas prestações, a amortização é comum principalmente no financiamento imobiliário.

Com a medida, a partir de 02/05/2022 até 31/12/2022 o trabalhador poderá utilizar o saldo de suas contas do FGTS para negociar o pagamento de até 80% (conforme previsto no Art. 11 da Res. CCFGTS nº 994/2021) das prestações de financiamento habitacional em atraso, limitado a 12 prestações, consecutivas ou não.

5. Quantas vezes posso amortizar o saldo devedor? O saldo devedor de um financiamento imobiliário pode ser amortizado quantas vezes você desejar até que a dívida esteja quitada.

Geralmente, especialistas orientam que a melhor opção é diminuir o prazo do financiamento imobiliário. Porque os juros são cobrados sempre sobre o saldo devedor, portanto quanto mais tempo pagando pelo financiamento, maior será o valor total.