O que é sagrado para os umbandistas?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

A base espiritual dessa religião é a crença em divindades chamadas orixás e guias espirituais/entidades – espíritos de ancestrais que viveram no planeta terra em reencarnações anteriores – a estes são realizadas oferendas contendo diversos elementos de acordo com o gosto de cada divindade e da prece suplicada pelos ...

Conforme veremos, a umbanda incentiva e defende a manipulação dos elementos e das coisas materiais contidas na natureza justamente porque são fontes de energia e poderes imateriais que devem ser utilizados, segundo o pensamento nativo, com a única finalidade de fazer o bem.

“Alguns exibem símbolos básicos como cruz, seta, estrela, machado, espadim e medalhas de santos populares”, escreve Lody, lembrando que os que trazem santos católicos, normalmente, pertencem aos adeptos da umbanda.

No Brasil, a palavra “macumba” designa de forma popular e equivocada toda oferenda aos orixás. O termo correto para isto, no Candomblé, seria o “ebó” ou “padê”. Já na Umbanda seria “despacho”. Ainda pode se referir a uma religião específica de matriz africana.

Origem da umbanda
A umbanda é uma religião surgida nos subúrbios do Rio de Janeiro. Em 15 de novembro de 1908, Zélio Fernandino de Moraes, nascido em São Gonçalo/RJ, teria incorporado o Caboclo das Sete Encruzilhadas. Este espírito o teria ajudado a criar a religião de Umbanda.

Dia de Natal, 25 de dezembro, também é Dia de Oxalá, sincretizado com Jesus Cristo.

Nossa Senhora Aparecida é negra. A ela é atribuído o milagre da libertação do escravizado Zacarias, cujas correntes teriam se arrebentado enquanto ele suplicava o auxílio da santa.

Nossa Senhora Aparecida na Umbanda é Oxum . Uma santa referenciada no ritual católico como Maria, Mãe de Jesus, mas também muito reverenciada dentro da Umbanda. Hoje é o dia dessa mãe que nos conforta, nos ampara, a mãe que todos amam: Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil.

A umbanda, que traz do candomblé o culto aos orixás, é uma religião de possessão que organiza por categorias os espíritos incorporados pelos médiuns. Seu fundamento é a caridade, ajudar o próximo, premissa encontrada tanto no espiritismo, quanto no catolicismo.

A Umbanda adotou certa visão maniqueísta do mundo, entretanto, essa religião não desenvolveu um código de ética rígido, voltado para a orientação moral de seus fiéis em sua coletividade. Podemos perceber assim que a Umbanda fica “no meio do caminho” entre o Candomblé e o Kardecismo.

Quais são eles? Não comer carne, não consumir bebida alcóolica e não ter nenhuma espécie de conjunção carnal. Vamos começar falando sobre esses três primeiros. O primeiro preceito: não comer carne 24 horas antes do trabalho.

Candomblé é uma religião afro-brasileira, que foi trazida pelos africanos escravizados. Umbanda é uma religião brasileira que mescla elementos do catolicismo, espiritismo, e religiões afro-brasileiras.

Seu símbolo é o arco e flecha.

Esse ritual é um dos mais importantes e tem como significado o religar, o conectar. De acordo com a nota, o iniciado, por meio desse processo, recebe o oxu (uma forma cônica) no seu ori (cabeça), para se estabelecer a comunicação com seu Sagrado (Orixá).