O que é safira negra?

Perguntado por: mduarte . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

Da união da vivacidade do negro com o brilho excepcional nasce a Safira Negra, gema que agrega luminosidade a qualquer joia. A dureza da sua superfície, característica natural, potencializa a reflexão dos raios de luz, transformando essa gema em uma expressão de brilho e encantamento.

A ampla paleta de cores da safira vai do azul profundo ao rosa intenso, passando também pelo amarelo, laranja e verde. As safiras azuis sempre foram as mais apreciadas por seu tom rico e suntuoso: ultramarino, azul royal, azul celeste, com nuances variando de acordo com a origem da pedra.

3º, 4º Rubi e safira: até US$ 12.000 por quilate.

No entanto, quando se fala somente em safira, geralmente, é à pedra azul que estão se referindo. Dizem que a safira de cor caxemira, com o seu brilho aveludado, é a mais bela entre as safiras. Ela apresenta um azul puro e intenso com uma tonalidade violeta muito sutil.

Raspe as safiras uma na outra.
As pedras não conseguirão se arranhar se forem igualmente duras. Assim, nada acontecerá se as duas safiras forem reais. Porém, se a primeira safira deixar um arranhão na segunda, isso significa que a pedra é falsa ou de baixa qualidade.

As melhores safiras vêm da Índia, mas as jazidas estão praticamente esgotadas. Ótimas gemas vêm de Mianmar; e as maiores, da Austrália. É rara no Brasil, existindo no Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais. O maior centro de lapidação é a Índia.

Opala negra

Opala negra
A opala negra é incrivelmente rara, por causa da combinação de cristais que lhe dão a cor. Ela somente pode ser encontrada em uma região da Austrália.

azul

A safira pode ter também muitas cores ou ser mesmo incolor. Mas, a mais valiosa é a azul escura, com algo de violeta.

diamante

O topo da lista é do diamante azul, a 4 milhões de dólares o quilate. Pedras deste tipo são precificadas com base em dois fatores principais: a beleza e a raridade da gema.

Painita

1- Painita
A Painita foi encontrada em 1950 e possui uma cor alaranjada puxada para o marrom, e até hoje no mundo todo só foram encontradas 2 pedras de painita, tornando-a a pedra mais rara do mundo.

A safira era a segunda pedra, na segunda ordem, do peitoral do sumo sacerdote (Êx 28.18). A claridade e a transparência dessa formosa pedra servem para descrever em Êx 24.10 a visão que Moisés e os anciãos tiveram a respeito de Deus (cp. com Ez 1.26 - 10.1).

É a pedra da fidelidade e afeto, indicada para quem quer viver uma relação estável e duradoura. Funciona como a guardiã do amor promovendo a fidelidade e sintonizando os sentimentos entre os envolvidos. A safira facilita a meditação, acalma a mente e ajuda a estimular a concentração.

Significado: Nome de uma pedra preciosa, que vem do grego sappheiros.

Os maiores produtores de safiras são Sri Lanka, Mianmar, Tailândia e Vietnã, com predomínio de depósitos elúvio-aluvionares. No Brasil, as ocorrências de safira estão presentes principalmente nos estados de Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais, e correspondem a depósitos alúvio-coluvionares.

Essa pedra é importante e muito simbólica para aqueles que buscam tranquilidade e afastar energias negativas. A safira também é considerada a pedra da sabedoria, associada à intensa atividade mental e exatidão, representando cursos como medicina e engenharia.

Safira sintética
As gemas sintéticas, produzidas em laboratório, tem como matéria prima as gemas naturais pulverizadas, que passam por um processo de fundição e recristalização, de forma que suas propriedades são muito semelhantes às naturais e, em alguns casos, idênticas.

Para ver a diferença entre a safira branca e o diamante, pode verificar a tonalidade da luz. Geralmente, um diamante reflete a luz muito forte e isso cria um brilho de tirar o fôlego e a safira branca tem brilho, mas não tão forte.

É uma pedra com um “quê” oriental cuja coloração mais famosa é o azul do oceano profundo: a Safira! Abaixo você vê uma peça incrível aqui do Joias VIP, um par de brincos com Safiras e Diamantes cravejados em ouro branco 18 quilates.

A turmalina paraíba é uma das pedras preciosas mais caras do planeta.