O que é ruído branco para bebê dormir?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 7 votos

Um aparelho de ruído branco para bebês é um dispositivo eletrônico projetado para ajudar os bebês a dormir melhor. Ele emite um som constante de fundo, como o som de um ventilador, chuva ou ondas do mar, que ajuda a bloquear outros sons e distrações que possam acordar o bebê.

E, além disso, diversas outras pesquisas já indicaram que o barulho frequente de qualquer tipo pode impactar negativamente o sono. Em geral, os especialistas envolvidos na análise acreditam que é melhor ter cuidado no uso do ruído branco para dormir.

Atualmente, o ruído branco é tão popular para ajudar no sono (não só de bebês, mas de adultos também, viu?), que existem vários aplicativos, playlists e até aparelhos específicos para a reprodução deste tipo de barulho.

Isso acontece porque o ruído branco é utilizado como mascaramento auditivo, ou seja, reduz a percepção de um som através de outro som. Logo, o ruído branco serve para bloquear sons cujas frequências variam de intensidade e podem estimular o córtex cerebral, como barulho de carros, obras ou cachorros latindo.

Sim, usar o ruído branco para acalmar o bebê é uma técnica bastante segura, desde que você tome alguns cuidados. O ideal é deixar o som tocando por alguns minutos e não a noite toda. Você pode ligá-lo novamente caso o bebê acorde e não consiga mais dormir.

A orientação é que o ruído seja usado para acalmar, devendo ser desligado logo após o sono, já que a exposição frequente pode causar danos ao sistema auditivo.

Veja como funciona: caminhe com seu bebê por no mínimo cinco minutos sem movimentos bruscos, momento em que o pequeno ficará calmo, se não dormir, de acordo com o estudo. Em seguida, sente-se e segure o bebê por mais oito minutos antes de fazer uma transferência suave do berço.

Esse barulho faz com que o limiar auditivo atinja seu nível máximo, o que significa que, na presença desse tipo de som, os estímulos auditivos mais intensos têm menos capacidade de ativar o córtex cerebral durante o sono.

Os pesquisadores analisaram 38 artigos, que apontam tanto para as vantagens do ruído branco para dormir melhor quanto para prejuízos ao sono e à audição. Diante disso, entende-se que é fundamental perceber o que funciona para cada indivíduo e contar com o acompanhamento de um especialista em sono.

2 - Outros exemplos de ruído branco

  • Sons da natureza: chuva, ondas e floresta.
  • Barulho de máquinas: ventilador ou ar-condicionado.
  • Sons ambientes: pessoas conversando e o interior de um avião.

Brown noise (ou ruído marrom, em tradução literal para o português) é um som que promete ajudar no sono, concentração e relaxamento. Semelhante a um barulho leve de chuva ou de um rio em movimento, o som virou trend no TikTok, onde vídeos sobre o assunto já acumulam mais de 60 milhões de visualizações.

O ruído branco abafa o choro e o acalma com mais facilidade; Se o bebê acorda e escuta o “silêncio”, ele se desespera, porque sente a ausência da mãe. Ouvindo o ruído branco, ele sente o mesmo que sentia dentro da barriga, sons que imitam o barulho do útero. Funciona principalmente para os recém-nascidos.

Um pequeno estudo de 2013 na Alemanha descobriu que o ruído rosa prolongou o sono profundo e melhorou a memória. Em 2016, os pesquisadores adicionaram ruído rosa aos cochilos e descobriram que os que ouviam os sons esqueciam menos palavras que deveriam lembrar antes da soneca.

A partir dos 2 a 3 meses de vida, o recém-nascido começa a emitir alguns sons (angu, guu, bá), muitas vezes olhando fixamente o rosto dos pais, tentando imitar e se comunicar verbalmente. Esses sons emitidos são ouvidos pelo próprio bebê. Assim, começa o desenvolvimento da fala.

Então, quando o sol se põe ou diretamente é um dia nublado ou chuvoso, a escuridão prevalece e os "pulsos de luz" que são enviados ao cérebro começam a diminuir, portanto a glândula pineal passa a secretar melatonina, o que induz o sono.

O ruído cinza é um ruído branco aleatório sujeito a uma curva de intensidade igual à psicoacústica (como uma curva de ponderação A invertida) em um determinado intervalo de frequências, dando ao ouvinte a percepção de que é igualmente alto em todas as frequências.