O que é rouquidão na garganta?

Perguntado por: efreitas8 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

A rouquidão é uma alteração na voz que a deixa mais fraca ou diferente do normal . Ela está relacionada a distúrbios nas partes do corpo produtoras do som (pregas vocais) ou na caixa vocal (laringe) e pode indicar a presença de nódulos ou pólipos vocais, ou ser um sintoma da hemorragia vocal.

Embora a rouquidão usualmente desapareça em alguns dias, quando ela se torna uma condição duradoura, é preciso investigar sua origem. O sinal de alerta se acende quando a alteração na voz se prolonga por mais de duas semanas.

Quando consultar um médico por causa da rouquidão? Você deve procurar um médico se estiver rouco por mais de três semanas e não estiver resfriado ou gripado, se estiver tossindo sangue, com dificuldades para engolir ou sentindo um nódulo no pescoço.

Fique atento pois isso pode ser sinal de que há algum problema na sua saúde. Também chamada de rouquidão, a voz rouca indica que há algo errado no funcionamento da laringe, órgão composto pelas cordas vocais responsáveis pela emissão da voz.

1- Xarope 44E
O primeiro medicamento da nossa lista recobre a garganta irritada, aliviando a tosse com catarro e a tosse seca. Sua fórmula também descongestiona o peito. Ele pode ser prescrito para adultos e crianças maiores de 2 anos.

Na maioria dos casos, uma laringite aguda ou crônica é a causa da rouquidão. Tanto um resfriado comum quanto uma doença respiratória podem provocar essa inflamação na garganta, resultando na voz mais rouca.

Um sintoma inicial de câncer de laringe costuma ser a rouquidão, mas dor de garganta, dificuldade para engolir, sensação de um corpo estranho na altura do pescoço e dificuldades para respirar, desde que persistentes por mais de três semanas, também são sugestivos de câncer de laringe.

Pacientes pós-covid podem apresentar diferentes sintomas na voz, desde cansaço ao falar até rouquidão acentuada. “Pacientes graves, que passaram por intubação orotraqueal por tempo prolongado, podem apresentar rouquidão importante e acentuada.

Problemas nas cordas vocais, como nódulos, pólipos e inflamações também podem causar a afonia. O tempo muito seco sem a devida hidratação, além de estresse e ansiedade também podem fazer com que o paciente desenvolva a condição.

Dica extra: faça gargarejos com água morna e sal
Fazer gargarejos com água morna e um pouco de sal é uma ótima alternativa para resolver o problema da falta de voz. Isso porque o sal ajuda a remover bem as impurezas, e por isso ajuda a tratar a rouquidão e a inflamação na garganta.

Para a garganta utiliza-se laringoscópio e esse é um exame realizado no consultório, sem necessidade de anestesia. Para casos selecionados pode ser necessária a realização de uma laringoscopia direta sob anestesia geral.

Bebidas alcoólicas: o efeito anestésico causa maior abuso vocal e prejuízos posteriores à pregas vocais. Cafeína em excesso: pode levar à desidratação corporal e das pregas vocais. Condimentos: podem aumentar a acidez estomacal, provocar refluxo, que agride muito a mucosa.

7 dicas para te ajudar a cuidar da saúde vocal:

  1. Aquecer e esfriar. É imprescindível que você aqueça a sua voz antes de começar a cantar. ...
  2. Hidratar a voz. ...
  3. Umidifique a sua casa. ...
  4. Tire sonecas vocais. ...
  5. Evite substâncias nocivas. ...
  6. Não use a garganta para cantar. ...
  7. Não cante se isso estiver te causando dor.

Frutas como a laranja e o limão, ricas em vitamina C, podem ajudar na imunidade e no combate à gripe, mas sua acidez pode causar incômodo na garganta, principalmente em temperaturas mais baixas.

O câncer de garganta, também conhecido como orofaríngeo, desenvolve-se na parte da garganta que fica logo atrás da boca, que os médicos chamam de orofaringe. Ela inclui a base da língua (a parte posterior da língua), o palato mole, as amígdalas, os pilares, as paredes laterais e posterior da garganta.

Os exames de sangue podem mostrar os valores de diversos marcadores tumorais, ou seja, substâncias aumentadas em função da atividade de algum tumor. Apesar de não existir um marcador universal, que sirva para todos os tipos de câncer, há uma série de marcadores, associados a uma ou várias neoplasias.

Sabe aquela sensação de alguma coisa trancada na garganta quando engole? Essa sensação de que parece que engolimos um comprimido que não desceu é chamada de globus faríngeo. Existem diversas causas para ela. A mais comum é por doença do refluxo.

Os sintomas da doença aguda, mais comumente a rouquidão, surgem em geral durante um período de <7 dias, geralmente são precedidos por uma doença viral do trato respiratório superior e são habitualmente autolimitados.