O que é rosbife frios?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Nosso Pig Beef, ou Rosbife Ceratti, como é chamado pelos consumidores, é feito com cubos de carne bovina temperados, em emulsão de couro suíno. Uma delícia para ser consumido frio em tábuas, sanduíches variados como Beirute ou puro, acompanhado de um bom vinho.

O roast beef, mais conhecido aqui no Brasil como “rosbife”, é um prato de origem inglesa. A iguaria é uma carne assada e originalmente temperada com sal e pimenta do reino.

Já para um rosbife, que é selado somente por fora e cru por dentro, o chef recomenda cortes como contrafilé, alcatra, coxão mole, lagarto ou filé migon.

alcatra

Para o bife de uso diário são usados os cortes de primeira, carnes mais macias, geralmente a alcatra e o contra-filé. Dependendo dos hábitos, também são aceitáveis o coxão mole e o patinho, menos macios.

Filé-mignon: peça macia para grelha
O corte conhecido como o mais macio e tenro em carnes bovinas é retirado próximo ao contrafilé, e é uma parte mais nobre dessa área. O pedaço conserva pouca gordura, mas tem bastante fibras, o que favorece sua textura. Essa peça pode ser preparada em medalhões ou em pedaço inteiro.

O rosbife, em inglês: “roast beef” ou “carne assada”, é um prato de carne bovina, no Brasil normalmente utilizam o contrafilé, o lagarto e o patinho. O rosbife é um prato típico da culinária do Reino Unido, o tradicional assado de domingo (Sunday Roast).

Rosbife (em inglês: “roast beef” ou “carne assada”) é um prato de carne bovina, típico da culinária do Reino Unido, tradicionalmente o ato principal no Sunday roast, o assado-do-domingo.

Já em relação ao rosbife, o pastrami é mais condimentado e defumado, o que lhe confere um sabor mais intenso e marcante. Ele também tem uma textura mais macia e suculenta do que o rosbife, que pode ser mais seco.

Salgam as carnes, cortam-na em pedaços bastante largos, mas pouco espessos. Quando estão bem salgadas, tiram-nas sem lavar, pondo-as a secar ao sol; quando bem secas, podem conservar-se por muito tempo”.

Como a carne não é estéril, ela pode ser contaminada por vírus e parasitas durante o processo de abate. Um dos micróbios mais comuns encontrados em carnes vermelhas, é o E. Coli, que pode gerar dores abdominais, diarréias e febre em pessoas contaminadas.

Segundo o Dr. Daniel Bratan, médico nutrólogo e endocrinologista, a princípio qualquer carne poderia ser consumida crua se fosse proveniente de um animal sadio. Isto é, que não possuísse qualquer enfermidade ou parasitose.

Há até uma tendência de comer carne de boi crua, mas mesmo receitas clássicas têm seus riscos, devido à alta possibilidade de contaminação por bactérias, vírus e parasitas. "Mesmo carpaccio, steak tartare ou quibe cru, preparados com carne bovina crua, há um grande risco de contaminação", diz Flôres.

Um tipo de corte mais duro e com pouca gordura, o lagarto está localizado na parte traseira do boi. Devido à sua rigidez é uma carne que precisa de bastante tempo de cozimento para ficar macia. O lagarto separa o colchão duro do colchão mole e pode ser usado para preparar rosbife e também carne assada.

Alcatra

Alcatra: carne magra e saborosa, pode ser utilizada como bife e também em outras receitas. Por ser uma peça grande, também rende outros cortes de bife como o contrafilé. Contrafilé: corte com gordura entremeada, que rende uma carne macia e fácil de ser preparada.

Coxão mole
É também um tipo de carne magra e bem mais macia que o corte patinho.

Maminha. A maminha está entre as melhores carnes para churrasco. Ela é a parte mais macia da alcatra e tem sabor suave e suculento. É um corte bem parecido com o da picanha, mas com um preço mais acessível.