O que é ROI do RH?

Perguntado por: rpadilha . Última atualização: 17 de maio de 2023
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ROI, que vem do inglês “Return On Investment” (Retorno Sobre o Investimento), é uma ferramenta que calcula a porcentagem de retorno obtido por um investimento específico. Essa ferramenta vem sendo cada vez mais adotada pelo RH das empresas.

Quando fazemos investimentos nessa área, utilizamos o ROI para quantificar o desempenho dos colaboradores, ou seja, mensuramos os efeitos financeiros do trabalho dos funcionários. Dessa forma, acompanhamos de forma eficiente todos os investimentos em pessoas que foram feitos e como isso está retornando para a empresa.

Afinal de contas, se o ROI for positivo, significa que você teve lucro mas, se o ROI for negativo, então você teve prejuízos.

Como o ROI avalia o quanto determinado investimento retornou, um ROI ideal é sempre igual ou maior do que 1, que significa 100%. Isso porque, se o ROI for menor do que 100%, quer dizer que você receberá menos do que o montante investido.

Para calcular o ROI, basta dividir o valor do lucro obtido com a iniciativa pelo valor total investido. O resultado será um número que pode variar de -100% (prejuízo) a infinito (lucro). Quanto maior esse número, melhor.

Como mencionado anteriormente, a principal importância do ROI é mensurar o ganho financeiro sobre determinado investimento. Além disso, há outras vantagens em verificar esse indicador, tais como: Descobrir a taxa de lucratividade de uma empresa. Oferecer segurança em números para possíveis investidores.

ROI = (Ganho obtido – Investimento) / Investimento
Isso significa que o retorno sobre o investimento foi de quatro vezes o valor aplicado inicialmente. Como o ROI normalmente é expresso em forma de porcentagem, multiplica-se tal resultado por 100. Com isso, no exemplo acima, o ROI foi de 400%.

A melhor forma de melhorar o ROI no Marketing Digital é otimizar as suas taxas de conversão, que não devem se focar em vendas, somente.

Quais são os 4 pilares de um RH Estratégico?

  • visão estratégica dos processos;
  • análise de dados;
  • comunicação objetiva;
  • inovação em tecnologia.

Entre as estratégias de RH, a que também se destaca é a criação e o fortalecimento das lideranças. Esses profissionais ocupam uma posição de destaque e ainda detêm um papel importante: o de motivar pessoas e conduzir a equipe ao sucesso.

O ROI é uma sigla em inglês para Retorno sobre Investimento, já o ROE mede o retorno que uma empresa tem com os investimentos de sócios ou acionistas.

A equação para calcular o ROI é: ROI = valor do benefício do treinamento - valor do custo do treinamento / valor do custo do treinamento.

Exemplo de cálculo
Vamos supor que uma empresa investiu $200.000,00 para desenvolver um novo produto. Ao final de um ano, esse produto teve um faturamento de $260.000,00. Agora basta aplicar a fórmula para encontrar o ROI. ROI = $((260.000,00 – $200.000,00) / $200.000,00) x 100 = 30%.

Para reduzir esse fator e conseguir otimizar o ROI, a empresa pode implementar medidas que auxiliem na diminuição do tempo (e dos gastos) necessário para executar a adoção do produto digital. Uma das formas é contar com o apoio de uma empresa especializada, como é o caso da BossaBox.

O valor do ROI no segundo investimento é menor, contudo, um retorno alto a curto prazo é sempre um investimento melhor quando a diferença não é tão grande. Com o retorno rápido, o investidor poderá rapidamente reinvestir em outra coisa.

Sobre o resultado, é simples: Quanto maior o ROI, maior será o retorno sobre o investimento e melhor será o indicador de que seu investimento é sólido.