O que é ROI ADS?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
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ROI é a relação entre lucro líquido e custos. Essa normalmente é a métrica mais importante para um anunciante, pois se baseia nas suas metas de publicidade específicas e mostra o efeito real da sua iniciativa de publicidade sobre seus negócios. O método exato usado para o cálculo do ROI depende das metas da campanha.

ROI é uma sigla em inglês para retorno sobre o investimento. Trata-se de uma métrica que descreve quanto um negócio lucrou a partir dos recursos investidos em determinada ação. É usado principalmente para vincular o desempenho de uma empresa aos seus investimentos em marketing digital.

Como o ROI avalia o quanto determinado investimento retornou, um ROI ideal é sempre igual ou maior do que 1, que significa 100%. Isso porque, se o ROI for menor do que 100%, quer dizer que você receberá menos do que o montante investido.

O que é melhor, ROAS ou ROI
Calcular o ROI é complexo, já que inclui muitos fatores, como custos do produto vendido. Por isso o ROAS é o indicador mais eficiente e viável no marketing. Indicamos utilizar o ROAS no marketing digital, e almejar números maiores de que 5.

O cálculo do ROI é relativamente simples. Para calcular a métrica, basta subtrair o valor investido da receita obtida no período junto dos custos e dividir o resultado pelo valor investido.

Não existe um valor fixo estipulado, pois, a partir de R$ 5,00 por dia já é possível investir. O recomendado é que se pense nos objetivos da campanha para assim definir uma estratégia de investimento, podendo se basear em taxas de conversão, branding e muito mais.

O ROI é uma sigla em inglês para Retorno sobre Investimento, já o ROE mede o retorno que uma empresa tem com os investimentos de sócios ou acionistas.

Como o nome sugere, o ROI permite saber quanto dinheiro a empresa perde ou ganha com os investimentos feitos em diferentes canais. É um indicador que fornece o resultado final de cada ação ou campanha, além de mensurar o custo com novas ferramentas e treinamentos para a área.

A melhor forma de melhorar o ROI no Marketing Digital é otimizar as suas taxas de conversão, que não devem se focar em vendas, somente.

Como fazer o cálculo do ROI? Calcular o ROI (retorno sobre investimento) é um processo simples. Funciona da seguinte forma: deve-sesubtrair o ganho obtido a partir do investimento pelo próprio valor investido. Logo em seguida devemos dividir esse resultado pelo montante investido.

Na prática, um ROI negativo significa que a decisão gerencial ou administrativa do investimento não foi assertiva. Com isso, a empresa acabou perdendo dinheiro ao invés de ganhar. Entretanto, ao se fazer o cálculo do ROI em um novo investimento, é importante ficar atento a alguns detalhes.

Como calcular o ROAS
Primeiro, você pega a receita ou retorno obtido pelo investimento nos anúncios e a subtrai pelo valor pago nesses mesmos anúncios. O resultado é dividido por esse mesmo valor dos custos e isso gera o seu ROAS.

Investir em tráfego pago é uma das estratégias mais relevantes para quem deseja acelerar os resultados de marketing digital, seja para aumentar o reconhecimento da marca, gerar leads ou obter um número maior de vendas.

ROI = (Ganho obtido – Investimento) / Investimento
Isso significa que o retorno sobre o investimento foi de quatro vezes o valor aplicado inicialmente. Como o ROI normalmente é expresso em forma de porcentagem, multiplica-se tal resultado por 100. Com isso, no exemplo acima, o ROI foi de 400%.

Sobre o resultado, é simples: Quanto maior o ROI, maior será o retorno sobre o investimento e melhor será o indicador de que seu investimento é sólido.

O ROI mínimo do mínimo aceitável é 30% em relação. ao retorno do valor que você investiu.

CONRADO ADOLPHO

1. CONRADO ADOLPHO. Autor do livro “Os 8 Ps do Marketing Digital”, considerado um Best Seller, Conrado Adolpho, é referência em Marketing Digital no país.